“Conhecer para Respeitar” do ISEC Lisboa fomenta a sustentabilidade no Campus do Lumiar

conhecer-para-respeitar-essencia-ambiente

O projeto “Conhecer para Respeitar”, do ISEC Lisboa – Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa – , que tem como objetivo a sensibilização da comunidade do Campus do Lumiar para a importância e para a preservação da biodiversidade aí existente, bem como para avaliar a biodiversidade no campus com vista à melhoria dos espaços verdes e dos serviços de ecossistema que possam prestar, foi um dos vencedores da 2ª edição dos Prémios Essência do Ambiente, distinguido na categoria “Sensibilização Ambiental.”  

Trata-se de um projeto de investigação aplicada enquadrado com os ODS 4, 11, 13 e 15 da Agenda 2030 das Nações Unidas e desenvolvido por um grupo multidisciplinar de investigadores – biólogos, ambientalistas, designers e ilustradores – e estudantes do ISEC Lisboa.

PROJETO PROMOVE A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE E A RECUPERAÇÃO DE HABITATS

Impulsionado por uma candidatura ao concurso “Projetos I&DT” promovido pelo ISEC Lisboa, o projeto iniciou em 2021, com o levantamento da fauna e da flora do campus, e, até à data, teve como outputs um livro, um EPUB e uma exposição. Com estes outputs pretendem sensibilizar a comunidade local para o papel fulcral da biodiversidade nos espaços verdes urbanos.

Um projeto aglutinador de toda a comunidade do campus, atuando como um instrumento de ensino, investigação, divulgação e coesão social, fomentando um entendimento mais profundo dos princípios ecológicos e promovendo uma vida urbana sustentável. Além disso, o projeto sublinha o papel das instituições de ensino superior no cumprimento das suas responsabilidades e compromisso com as prioridades ecológicas, tais como a conservação da biodiversidade e a proteção e recuperação de habitats.

A cerimónia de entrega de prémios contou, ainda, com um debate sobre “Mobilidade Sustentável: As pessoas no centro da (trans)formação.” cujo painel foi composto por Carla Pardal, Chefe de Divisão de Mobilidade e Gestão do Espaço Público no Município de Valongo, Elísio Oliveira, Presidente do STAR Institute, e Bernardo Sousa Rodrigues, Presidente da AEFEP.

Veja algumas fotografias do evento no álbum do facebook.