2.ª Edição ‘Desperdício Zero, Impacto Duplo’ Regressa com Impacto Nacional

desperdicio-zero-ea

A 2.ª edição da campanha ‘Desperdício Zero, Impacto Duplo’, uma iniciativa conjunta da ERP Portugal – Associação Gestora de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Baterias (RB), da Orima, marca portuguesa de eletrodomésticos, e da Refood, organização criada para reaproveitar excedentes alimentares e alimentar quem mais precisa, arrancou no dia 1 de janeiro e estende-se até dia 5 de junho de 2026, Dia Mundial do Ambiente. Esta campanha, que na sua 1.ª edição recolheu 1,6 toneladas de resíduos, reforça a colaboração entre os parceiros para um impacto ambiental e social positivo.

Os dados mais recentes da Eurostat revelam que, em média, cada português desperdiça anualmente mais de 180kg de alimentos, o que posiciona Portugal como o 4.º país da Europa com maior taxa de desperdício. Face a este cenário, a Refood desempenha um papel crucial e dedica a sua atuação a combater o desperdício alimentar e transformar o excedente recolhido em refeições para famílias carenciadas.

É perante esta realidade que a campanha ‘Desperdício Zero, Impacto Duplo’ visa sensibilizar para a urgência da redução do desperdício alimentar, enquanto impulsiona e promove o correto encaminhamento de resíduos perigosos como pilhas e lâmpadas, ao participar, contribui não só para a proteção ambiental, mas também para o fortalecimento da ação e dos meios da Refood no terreno.

“Estamos muito contentes por lançar a segunda edição da campanha ‘Desperdício Zero, Impacto Duplo’, que é um testemunho do poder da colaboração entre a ERP Portugal, a Orima e a Refood para enfrentar desafios ambientais e sociais críticos. Ao facilitar a recolha e reciclagem de pilhas e lâmpadas, estamos a gerar um verdadeiro ‘impacto duplo’, dando igual destaque à missão da Refood no combate ao desperdício alimentar”, afirma Rosa Monforte, Diretora Geral da ERP Portugal.

Hunter Halder, Presidente do Movimento Refood, afirma que “a Refood transforma desperdício alimentar em nutrição para alimentar quem mais precisa e para promover o bem-estar de toda a comunidade. Estamos muito felizes, por uma vez mais, juntar esforços com a ERP Portugal e a Orima para reduzir a degradação do nosso meio ambiente. O nosso trabalho naturalmente resulta num impacto ambiental bastante positivo, mas temos consciência de que também temos a responsabilidade de fazer as melhores escolhas em cada momento. Neste momento, a nossa escolha é estabelecer parcerias com quem está a defender o nosso planeta. Bem-hajam!”

“A Orima tem como objetivo facilitar as tarefas domésticas e, simultaneamente melhorar a qualidade de vida das famílias. Com a produção de eletrodomésticos mais eficientes, conseguimos ajudar a construir um futuro mais sustentável, mas também sensibilizar para a necessidade urgente de combater o desperdício alimentar e, ao mesmo tempo, incentivar a reciclagem de resíduos de forma a cumprir totalmente o duplo intuito da campanha”, acrescenta Cecília Almeida, Diretora de Marketing da Orima.

De forma a tornar a entrega de pilhas e lâmpadas mais acessível à população, os núcleos da Refood de norte a sul do país vão funcionar como pontos de recolha, entre as 18h00 e as 21h00. A ERP Portugal assegurará a recolha e o encaminhamento adequado dos resíduos para a reciclagem, em conformidade com as normas ambientais.

De forma a incentivar a os portugueses a entregarem estes materiais, a Orima, vai oferecer equipamentos de refrigeração novos e mais eficientes aos núcleos da Refood que recolherem a maior quantidade deste tipo de resíduos, de forma a apoiar a capacidade de armazenamento de alimentos da organização.