Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

ZERO desafia Seleção Portuguesa de Futebol a viajar de forma sustentável durante o EURO 2024

zero-selecao-portuguesa-viajar-sustentavel-essencia-ambiente

A ZERO, através de uma carta dirigida ao Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Soares Gomes da Silva, desafiou a Seleção Nacional a viajar de forma sustentável durante o EURO 2024 nas deslocações dentro da Alemanha, escolhendo meios de transporte com baixas emissões, como o comboio, comprometendo-se assim a evitar o transporte aéreo com emissões muito elevadas.

Este mesmo desafio foi lançado por organizações congéneres da ZERO às outras equipas que irão participar neste campeonato a realizar-se entre 14 de junho a 14 de julho. Esta é uma iniciativa conjunta com a Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E), surgindo como complemento ao acordo assinado entre a UEFA e a empresa ferroviária alemã Deutsche Bahn para incentivar os adeptos a viajar de comboio para a Alemanha e no seu interior.

É CRUCIAL MUDAR A FORMA COMO NOS DESLOCAMOS

Um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta é a crise climática causada pela emissão de gases com efeito de estufa, como o dióxido de carbono. Os transportes, nomeadamente o rodoviário e o aéreo, são responsáveis no mundo inteiro por cerca de um quarto das emissões totais deste gás. Por isso, mudar a forma como nos deslocamos é fundamental para cumprir o compromisso assumido no Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a menos de 1,5°C, e o futebol, em particular a Seleção Portuguesa, pode desempenhar um papel importante e exemplar na luta contra as alterações climáticas.

A ZERO considera que a Seleção tem uma oportunidade única de servir de modelo também fora de campo, contribuindo para mudar a forma de pensar e o comportamento dos cidadãos em matéria de deslocações, dando um exemplo positivo no que se refere às escolhas de transporte da equipa.

Sem dúvida uma oportunidade única de servir de exemplo contribuindo para uma transição de mobilidade mais sustentável.