Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

“XQ – THE NEWS” explica o porquê das notícias aos jovens com a colaboração portuguesa da ASPEA

xq-news-aspea-essencia-ambiente

Com o objetivo de explicar aos jovens europeus as chaves e as razões por detrás das notícias foi lançada a plataforma XQ – THE NEWS. Trata-se de um novo meio de comunicação, que retoma a experiência da revista espanhola XQ, e é liderado por um consórcio do qual fazem parte a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) e quatro entidades de Espanha e Itália (Fundación Periodismo Plural, a Editorial Octaedro, a Dataninja e a Idea Dinámica).

Integrada no projeto “XQ.Eujoy – European Youth Journalism | The why of the news”, a plataforma é cofinanciamento pela União Europeia e tem como epicentro uma forte ligação entre jornalismo e educação. “Em tempos de polarização, discursos de ódio, fakenews e sobre-exposição nas redes sociais, a informação de qualidade e a educação para os media são mais necessárias” destaca a ASPEA.  

Disponível em quatro idiomas – português, espanhol, italiano e inglês – a plataforma XQ – THE NEWS tem dimensão europeia e pretende ser inclusiva. Este projeto “nasce no contexto do chamado e-learning, que engloba uma enorme diversidade de práticas educativas e de aprendizagem que envolvem a utilização da Internet ou de algum tipo de tecnologia em rede. As notícias têm uma barra de ferramentas para que o utilizador possa escolher o nível em que pretende ler o artigo – A (avançado) e B (básico). Cada conteúdo é acompanhado por uma série de questões de escolha múltipla para avaliar a compreensão de cada notícia. E conteúdos complementares para os professores utilizarem nas suas aulas” reforça. Salientando que “a XQ – THE NEWS foi concebida para adolescentes e jovens, mas também para todos aqueles que, por qualquer razão, necessitam de informação mais acessível e mais fácil de compreender. A plataforma pretende contribuir para a aprendizagem permanente, a necessidade de aprender ao longo da vida”.

Assim pretende figurar-se como uma ferramenta jornalística e pedagógica que auxilia na compreensão da atualidade e transmissão dos valores democráticos, da cidadania, da solidariedade e do envolvimento na defesa dos direitos humanos através de uma interpretação cuidada e responsável das notícias.

O projeto pretende, ainda, facilitar a troca de boas práticas entre jornalistas, conectar meios de comunicação especializados com jovens e organizações educativas de diferentes países europeus e capacitar os jovens jornalistas para enfrentarem os desafios do ecossistema de notícias e informação, centrando-se no papel fundamental dos dados no combate à desinformação.

Um excelente veículo de comunicação e educação ambiental no combate à desinformação, mas também um impulsionador do jornalismo jovem com foco na área ambiental.