Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Vinhos alentejanos já têm selo de produção sustentável

SELO-VINHO-ESSENCIA-AMBIENTE

Já é possível encontrar à venda garrafas de vinho alentejano ostentando o selo de produção sustentável. Com assinatura da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana – CVRA, este reconhece produtores da região que cumpram com os 171 requisitos estabelecidos pelo Programa de Sustentabilidade dos Vinhos Alentejanos – PSVA.

Uma distinção que permite aos consumidores identificar os produtores alentejanos que cumprem boas práticas de poupança de recursos, que promovam a biodiversidade, que utilizem energias renováveis, que protejam os solos e que fomentem iniciativas que envolvem toda a comunidade na adoção de comportamentos sustentáveis. Um selo que promove e que implementa práticas ambiental, social e economicamente mais sustentáveis.

Atualmente, este selo pode ser encontrado em garrafas de vinho da Herdade dos Grous e da Herdade de Coelheiros que passam a disponibilizar, aos portugueses e outros mercados estratégicos, garrafas com os rótulos atualizados com a nova certificação.

De acordo com Francisco Mateus, Presidente da CVRA, “este é um passo histórico para o setor vitivinícola português, que ilustra uma acentuada mudança no modo de pensar a produção sustentável em Portugal.” Salientando, “a partir de agora, os consumidores poderão facilmente identificar os produtores alentejanos que, ao longo dos últimos anos, trilharam um caminho que permitiu alterar práticas, continuando a disponibilizar vinhos de excelência e respeitando, sempre, o ecossistema.”

Ainda este ano se perspetiva que mais produtores adquiram este reconhecimento sustentável. Uma excelente forma dos consumidores perceberem que o que estão a consumir é realmente sustentável. Uma maneira eficaz de motivar mais produtores a seguirem o mesmo caminho.