Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Vine & Wine Sustainability: um evento sobre a sustentabilidade vinícola

vinho-essencia-ambiente

Com o objetivo de abordar o tema da sustentabilidade vinícola, foi realizada a 11ª edição do Dão Primores. Sob o mote “Vine & Wine Sustainability”, o evento teve placo no Instituto Politécnico de Viseu, no âmbito das Dão Innovation Sessions.

O mais completo seminário internacional sobre sustentabilidade no setor do vinho, organizado pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão, contou com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros, sendo, assim, possível analisar casos, perspetivas e possibilidades. Programas de sustentabilidade internacionais e nacionais, a importância da sustentabilidade nos mercados internacionais e as práticas implementadas por produtores e cooperativas foram alguns dos temas em destaque nesta edição.

Arlindo Cunha, Presidente da CVR Dão, salienta que “com o contexto atual que vivemos, devido à pandemia, tivemos que alterar o formato do evento e pareceu-nos, mais do que nunca, pertinente discutir a sustentabilidade no setor vinícola na medida em que iniciamos o nosso próprio programa de sustentabilidade, em parceria com as CVR´s que integram a Região Centro.”

PAINEL DE REFERÊNCIA EM MATÉRIA SUSTENTÁVEL

O encontro, que contou com o apoio de The Porto Protocol, teve um painel de referência em matéria sustentável como é o caso da Equalitas, de Itália, e da Sustainable Winegrowing, da Nova Zelândia. Contou, ainda, com a visão do “trade” e dos consumidores nos diferentes mercados e o monopólio Norueguês. Além disso, o caso português sobre o programa implementado no Alentejo e as práticas implementadas por produtores e cooperativas, com a visão do Instituto da Vinha e do Vinho e da ViniPortugal, estiveram em cima da mesa. O encerramento da conferência ficou a cargo de Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial.

Uma excelente iniciativa em torno de um dos temas mais atuais e urgentes, como é o caso do futuro da sustentabilidade da vinha e do vinho. Uma estratégia ambiental que contribui para a consciencialização da comunidade, promovendo um caminho futuro ainda mais sustentável.