Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

“Vamos Reinventar o Futuro” é o novo projeto do Pacto Português para os Plásticos

Com o objetivo de sensibilizar e educar os mais novos para um consumo de materiais e embalagens mais racional, sustentável e circular, durante o seu dia a dia, o Pacto Português para os Plásticos lança o projeto “Vamos Reinventar o Futuro”, um programa destinado às crianças do 2º ciclo do ensino básico.

Uma mascote, um site com atividades e materiais pedagógicos, um manual de apoio para os professores e a possibilidade de receber o “Pacto” na escola. É esta a base do “Vamos Reinventar o Futuro” que se traduz num programa de Sensibilização e Educação Ambiental, tendo como missão promover hábitos de consumo mais sustentáveis.

“VAMOS REIVENTAR O FUTURO” PROMOVE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Este projeto educativo visa preencher uma lacuna nos programas didáticos desenvolvidos sobre as temáticas relacionadas com a economia circular, dotando Professores, Pais e Encarregados de Educação de conteúdos e suportes de apoio apelativos sobre o tema, com estratégias simples que as crianças podem levar para casa.

Indo para além do plástico, esta nova iniciativa do Pacto Português para os Plásticos foca-se em todo o tipo de materiais, incluindo o papel e cartão, o alumínio, a madeira e o vidro. Patrícia Carvalho, Coordenadora do Pacto Português para os Plásticos, explica que “o grande objetivo é que os alunos tenham a perceção de que o consumo de todo o tipo de materiais descartáveis deve ser minimizado e que a utilização de materiais reutilizáveis deve ser privilegiada, sempre que possível”.

Para tornar a aprendizagem mais lúdica e apelativa, o programa conta com uma mascote, o PAC, e inclui diversos conteúdos, atividades e materiais de apoio para a escola e para as famílias. O site do projeto, uma animação explicativa sobre o tema, um manual com conteúdos e atividades para serem desenvolvidas na sala de aula ou em casa, uma apresentação power-point para os professores abordarem o tema em aula, cartazes do projeto, um flyer com um jogo educativo para os alunos levarem para casa e um certificado de participação no projeto são os suportes que foram desenvolvidos para este programa de sensibilização e educação ambiental e que podem ser descarregados, gratuitamente, no site.

Contudo, as escolas e os professores que queiram ainda receber uma visita da equipa do Pacto Português para os Plásticos basta fazerem a inscrição no site, na seção “o Pacto vai à Escola”, criada especificamente para esse efeito.

O programa encontra-se alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e com a visão da economia circular para os plásticos da Fundação Ellen MacArthur.

Uma excelente iniciativa que pretende chegar às escolas de todo o país. Ações que realmente fazem a diferença na educação dos mais novos, fomentando um futuro mais verde, equilibrado e ecológico.