Universidade de Coimbra dinamiza workshop sobre incêndios florestais

workshop-incendios-florestais-essencia-ambiente

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra (INESC Coimbra), o Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC) e a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) promoveram, no passado dia 27 de fevereiro, um workshop sobre gestão de dados de deteção, geolocalização e monitorização de incêndios florestais.

O evento teve lugar no Hotel Vila Galé, em Coimbra, e consistiu na apresentação dos resultados de vários projetos de investigação desenvolvidos no âmbito desta temática, financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), nomeadamente: FireLoc; FoRESTER; FirePuma; Floresta Limpa; IMFire; Firefront; e Eye in the Sky. As abordagens deste workshop foram, desta forma, baseadas em dados enviados pelos cidadãos e na sua combinação com outras fontes de dados.

Após cada sessão de apresentações seguiu-se um período para questões, tendo o evento, também, um Painel de Discussão sobre a “Integração de dados para a deteção, geolocalização e monitorização de eventos extremos – potencialidades, limitações e riscos”.

DIMINUIÇÃO DE INCÊNDIOS RURAIS É UMA PRIORIDADE PARA A COMISSÃO EUROPEIA

Com o objetivo de evitar a perda de vidas humanas em incêndios rurais, diminuir a percentagem dos incêndios superiores a 500 hectares (ha) e assegurar que a área ardida acumulada na década 2020-2030 não ultrapasse os 660.000 ha, a Comissão Europeia, através da Direção Geral do Apoio às Reformas Estruturais (DG Reform), está a financiar uma equipa de especialistas para apoiar a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) e as entidades, de âmbito nacional e regional do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), na implementação do Programa Nacional de Ação (PNA), integrado no Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais 20-30, nas três áreas piloto.

Desta forma, espera-se das várias entidades envolvidas que retirem um conjunto de lições que permitam implementar o PNA à escala nacional de uma forma mais robusta, com o objetivo primordial de reduzir os incêndios rurais graves em Portugal e as suas consequências nefastas para o país. Ações urgentes em prol de um futuro com melhor qualidade de vida para todos.