A Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), centro de investigação associado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), dinamizou um curso de formação especializada sobre incêndios na interface urbano-florestal, no Auditório Laginha Serafim do Departamento de Engenharia Civil da FCTUC.
Nesta formação, foram abordados temas no âmbito da gestão de risco de incêndio a interface urbano-florestal em Portugal, envolvendo aspetos legislativos, gestão da vegetação no contexto de prevenção, estratégias de comunicação do risco, entre outros, ministrados pela equipa da ADAI e do Instituto Jurídico da UC, com a coordenação do professor Domingos Xavier Viegas.
Os aspetos ligados ao comportamento do fogo e à segurança das pessoas têm sido ao longo das últimas décadas um dos principais focos do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da ADAI. Com este curso a associação tem como objetivo apoiar não só os agentes envolvidos nesta temática, mas também a população em geral que pretenda obter mais informação para promover a sua própria salvaguarda.
Desta forma, a formação destinou-se a técnicos de proteção civil, de engenharia civil, paisagistas, técnicos autárquicos, bombeiros, técnicos florestais, produtores florestais, sapadores, GNR e cientistas, mas também a todos os interessados nesta temática.