Procurar
Close this search box.

UNESCO aprova revisão periódica de Reservas da Biosfera

unesco-biosfera-essencia-ambiente

O Conselho de Coordenação Internacional do Programa “Man and the Biosphere” (MaB) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) aprovou, recentemente, na sede, em Paris, os relatórios de Revisão Periódica das Reservas da Biosfera das Berlengas (arquipélago localizado ao largo de Peniche) e de Santana (Município da Ilha da Madeira), no âmbito do cumprimento das exigências para manterem a classificação internacional.

Em 2011, foram criadas as duas Reservas da Biosfera e integradas na Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO, por decisão do Conselho de Coordenação Internacional do Programa MaB. Cumpridos 10 anos da sua criação, e de acordo com as exigências do Programa MaB, foi elaborado o Relatório de Revisão Periódica para cada uma destas Reservas. Estes incluíram a compilação de informações e a avaliação das principais atividades e projetos desenvolvidos através de um processo participativo.

IMPORTÂNCIA DOS RELATÓRIOS

A execução de relatórios de revisão periódica são importantes momentos de balanço e também de discussão de propostas de ação e de programação para a próxima década nestes territórios.

Desta forma, a ausência de apresentação de resultados nas áreas de “Conservação da biodiversidade e diversidade cultural”, “Desenvolvimento social e ambientalmente sustentável” e “Suporte à investigação, capacitação, monitorização, educação e comunicação” poderia levar à desclassificação dos territórios como Reserva da Biosfera da UNESCO.

Portugal tem 12 territórios com a designação de Reserva da Biosfera da UNESCO, seis no continente (Boquilobo, Gerês-Xurês, Tejo internacional, Meseta Ibérica, Castro Verde e Berlengas), quatro no arquipélago dos Açores (Corvo, Graciosa, Flores e Fajãs de São Jorge) e dois no arquipélago da Madeira (Santana e Ilha de Porto Santo).

Os territórios classificados são excelentes embaixadores de Portugal numa Rede Mundial, atualmente com 738 Reserva da Biosferas espalhadas por 134 países, com a visibilidade e a qualidade que a marca UNESCO impõe.

Excelentes ações que vão garantir uma gestão responsável das Reservas da Biosfera, permitindo a sustentabilidade ambiental das mesmas.