Sapatilhas veganas, confortáveis, leves e sustentáveis. Estamos a falar do calçado da marca Undo For Tomorrow, uma start-up criada no Rio de Janeiro e agora sediada em Lisboa. A mesma tem o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental do planeta bem traçado. O objetivo é sempre criar calçados a “pensar nos detalhes, sem deixar desperdícios desnecessários.” Desta forma, a marca trabalha com produtos reaproveitados, reciclados, orgânicos e naturais, mas sem nunca deixar de parte o padrão de qualidade.
Garantir que produzem apenas o necessário, evitando, assim, o excesso de produção e poluição é outro lema da marca.
MATERIAIS UTILIZADOS NAS SAPATILHAS AMIGAS DO AMBIENTE
A Undo For Tomorrow prioriza fibras reaproveitadas, recicladas e naturais e não utiliza nenhum couro ou lã animal. Todo o calçado é desenvolvido com uma camurça suave feita de plástico reciclado.
“Como empresa, queremos mudar a forma como as pessoas olham para o “lixo” e provar que os materiais reciclados são tão valiosos quanto os novos”, salienta a Undo For Tomorrow.
Para a marca, a resistência ao deslize e a flexibilidade são fatores chave na criação de um novo calçado. Por isso, opta por usar solas de borracha a partir de balões de festa descartados e sobras de pneus.
Para além disso, o material natural usado é um elástico feito de borracha da floresta da Amazónia. O látex vem da “Hevea brasiliensis” – a seringueira natural, pelo que não causa nenhum dano à própria floresta ou à árvore, desde que se respeite os limites que ela tem a oferecer. “A produção de borracha selvagem é apoiada pelo WWF – World Wide Fund for Nature, como um dos produtos da floresta tropical que ajudam a sustentar a conservação da floresta.”, salienta a marca.
Embora a marca esteja sediada em Portugal, a produção é feita no Brasil, em parceria com uma fábrica que partilha os mesmos valores ambientais, humanos e sociais que a marca.
Um excelente exemplo de uma marca que diariamente consciencializa os seus consumidores para a importância de se fazer escolhas sustentáveis. Com um esforço coletivo, todos conseguimos ser agentes da mudança para contribuir para a sustentabilidade ambiental do planeta.