Um relógio em contagem decrescente para salvar o Planeta

climate-clock-essencia-do-ambiente

O icónico Metronome, um relógio em Nova Iorque, parou de medir os ciclos de 24 horas para avisar a população sob o tempo que resta ao Planeta, para contornar os efeitos do aquecimento global. Surge, assim, o Climate Clock, deixando o alerta de que temos, sensivelmente, cerca de 7 anos para baixar as emissões de dióxido de carbono e impedir que o aumento da temperatura atinja um cenário preocupante.

Esta iniciativa foi desenvolvida durante a semana do clima, organizada pelo Climate Group, com o objetivo de consciencializar para o impacto dos problemas ambientais, por todo o mundo, e para relembrar a importância de AGIR, já que estamos numa corrida contra o tempo.

UMA MISSÃO ECOLÓGICA PARA IMPEDIR QUE SE ESGOTE O ORÇAMENTO DE CARBONO

Além de contabilizar a energia fornecida por fontes renováveis, em todo o mundo, este relógio climático mede, ainda, o tempo exato que temos até se esgotar o orçamento de carbono do Planeta.

“A Terra tem um prazo” foi a mensagem impactante que se perpetuou durante a exibição do Climate Clock, com o objetivo de consciencializar para as possíveis alterações perigosas que o Mundo poderá sofrer. Se nada for feito, a humanidade caminhará para um aumento da temperatura de 3,0°C, traduzindo-se num risco incomportável para as próximas gerações.

Os números apresentados nesta missão ecológica basearam-se em estimativas desenvolvidas pela equipa do Mercador Research Institute of Global Commons and Climate Change.  

COMO FAZER UM RELÓGIO CLIMÁTICO EM VERSÃO MINIATURA

O Climate Clock, pensado por ativistas e cientistas, pretende chegar a todos os países, com o intuito de incrementar mudanças que perdurem no tempo. Até lá, no site desta iniciativa estarão à disposição de qualquer pessoa, instruções de como fazer um relógio semelhante para instalar em casa, no escritório, ou até mesmo para oferecer a amigos e família.

Esta iniciativa é apenas um exemplo de que com pequenas ações conseguimos mudar mentalidades e padrões de comportamentos para minimizar os impactos dos problemas ambientais no Planeta. Um futuro SUSTENTÁVEL depende de TODOS.

Partilhar artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Get started

If you want to get a free consultation without any obligations, fill in the form below and we'll get in touch with you.