Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

UC demonstra soluções desenvolvidas no âmbito da gestão de incêndios rurais

uc-gestao-incendios-rurais-essencia-ambiente

O Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF) da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) apresentou os resultados do projeto internacional “FirEUrisk”, aplicáveis à zona piloto de Portugal, as Comunidades Intermunicipais (CIM) de Coimbra e Leiria.

O workshop “FirEUrisk – Evento de Demonstração em Portugal” teve lugar na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), no passado dia 3 de novembro, e contou com a presença do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

De acordo com o Professor Domingos Xavier Viegas, diretor do CEIF e coordenador científico do projeto, “foram apresentados diversos produtos, desenvolvidos no âmbito deste projeto, relacionados com a avaliação do risco de incêndio rural, a redução de impactos consequentes e a adaptação aos cenários previstos decorrentes das alterações climáticas. Além disso, foram realizadas demonstrações da aplicação desses produtos ao caso de estudo português, que abrange as áreas das CIM da Região de Leiria e da Região de Coimbra”.

SOLUÇÕES EM PROL DE UMA GESTÃO DE INCÊNDIOS RURAIS EFICAZ

Deste modo, “os participantes puderam compreender de forma objetiva como essas soluções podem ser implementadas e adaptadas às necessidades específicas desta e de outras regiões.  Os diversos produtos foram apresentados e demonstrados pelos principais investigadores, provenientes de diversos países, que coordenaram o respetivo desenvolvimento. Os participantes no evento tiveram, ainda, a oportunidade de participar ativamente na sessão”, revela o professor.

Domingos Xavier Viegas considera que “os conteúdos apresentados representaram uma oportunidade valiosa para aqueles que desejam conhecer as inovações e soluções desenvolvidas no âmbito do projeto “FirEUrisk”, bem como para colaborar com uma rede internacional de especialistas em gestão de incêndios rurais. Tratou-se de uma iniciativa relevante para a promoção da resiliência das comunidades expostas a este perigo e da proteção do ambiente natural”, conclui.

Esta é uma iniciativa coordenada pela ADAI e organizada pelo Consórcio do projeto “FirEUrisk”, que reúne 38 parceiros de todo o mundo. Este projeto, financiado pela União Europeia, foca-se na criação de uma abordagem holística para a gestão de incêndios rurais, em especial dos grandes incêndios, que podem colocar em risco a vida dos cidadãos, abrangendo não apenas as instituições de proteção civil, mas também o setor económico, o poder político e a sociedade em geral.