Com o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios a aproximar-se (18 de abril) recordamos a importância do contacto com a natureza. É ela que nos permite viajar, um pouco por todo o mundo, sem sairmos, muitas das vezes, até do lugar onde nos encontramos. E como gostamos de incentivar o contacto com a natureza e, consequentemente, com o ambiente à nossa volta, deixamos cinco sugestões de monumentos e sítios naturais, por todo o mundo que não pode deixar de conhecer.
AYERS ROCK
Localizado no Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta, na Austrália, este é um deserto australiano e a sua principal atração turística é o monólito Uluru. Uma rocha que muda de cor durante as fases do dia. Há quem diga que visitar este lugar ao pôr do sol é uma experiência única.
Este é um monólito sagrado para os aborígenes, com 8 kms de diâmetro, e é o segundo maior monólito do mundo, que vai mudando de cor ao longo do dia conforme a incidência do sol, especialmente ao nascer e ao pôr do sol.
PAMUKKALE
É aqui que se localizam as mais impressionantes piscinas termais do mundo. Conhecidas como “castelos de algodão”, estas localizam-se em Denizli, na Turquia, e formam um dos mais bonitos conjuntos de piscinas.
Consideradas Património Mundial da UNESCO, estas piscinas são de origem calcária que com o passar dos séculos formaram bacias gigantescas de água que descem em cascata numa colina. A formação do Pamukkale deveu-se aos locais térmicos quentes por baixo do monte que provocam o derrame de carbonato de cálcio, que depois solidifica como mármore travertino.
GELEIRA PERITO MORENO
Esta é considerada a maior reserva de água doce do planeta Terra. Localiza-se no Parque Nacional Los Glaciares, na Argentina, e toda a sua extensão gelada é rodeada de montanhas e de florestas. Esta possui 5 kms de largura e 60 metros de altura.
Uma impressionante vista que deixa qualquer um de queixo caído, com tamanha beleza. Melhor que isso só mesmo nos filmes.
CALÇADA DOS GIGANTES
Esta maravilha da natureza, como muitos lhe chamam, é uma das paisagens mais impressionantes da Irlanda. É formada por um total de 40.000 colunas de basalto solidificadas após uma erupção vulcânica ocorrida há cerca de 60 milhões de anos.
Esta calçada parece um enorme favo de mel, o que lhe dá um encanto especial.
GRUTA DA JEITA
Esta gruta é composta por duas cavernas de pedra calcária ligadas por um túnel de nove kms de comprimento.
As grutas ficam no Valle de Nahr al-Kalb, na localidade de Jeita, a 18 kms a norte da capital libanesa Beirute. Embora habitada na pré-história, a caverna inferior só pode ser visitada em pequenos barcos, pois está submersa pelos canais de um rio subterrâneo que abastece água potável a mais de um milhão de libaneses.
Locais verdadeiramente impressionantes criados pela natureza. E são eles mesmos que permitem ao Homem não só a aventura de os visitar como de poder sonhar quando os visitam. Vale a pena a aventura por estes monumentos e sítios fabulosos.