Com o objetivo de incentivar os cidadãos a adotarem comportamentos sustentáveis, surge o projeto “Quando do velho se faz novo, todos ganham. Ganha o Planeta!”. A iniciativa facilita a devolução de garrafas de bebidas em plástico PET não reutilizáveis, através da disponibilização de máquinas de recolha automática instaladas em grandes superfícies comerciais.
Nestes locais, os consumidores podem fazer a entrega de garrafas de bebidas em plástico PET usadas e receber em troca, em formato de talão de desconto, o valor correspondente à(s) unidade(s) entregues(s). Estes talões podem depois ser utilizados em compras, de valor igual ou superior, na loja ou insígnia onde as garrafas foram entregues. O valor poderá, em alternativa, ser doado a uma instituição social que promova iniciativas relevantes para a sociedade.
São aceites todas as garrafas de bebidas em plástico, do tipo PET, não reutilizáveis: águas, sumos, refrigerantes e bebidas alcoólicas. As mesmas não podem conter líquidos nem estar espalmadas e devem ter tampa e o rótulo intacto. As restantes embalagens em plástico (por exemplo, de leite, detergentes e champôs) devem continuar a ser depositadas no ecoponto amarelo.
Após ser recolhido, o material depositado nas máquinas pode reciclado e incorporado como matéria-prima na produção de novas garrafas de bebidas, contribuindo assim para uma economia mais circular.
VANTAGENS PARA O AMBIENTE E PARA O CONSUMIDOR
Estamos perante um projeto inovador que introduz, pela primeira vez em diversos pontos de Portugal Continental, um sistema de recolha em embalagens de bebidas em plástico que premeia o consumidor final pelo ato de as devolver. Uma iniciativa que sensibiliza os consumidores e estimula a confiança no sistema de reciclagem, garante um circuito para plástico PET mais limpo e sem mistura de materiais contaminantes e contribui para a produção de PET reciclado de elevada qualidade, que será incorporado na produção de novas garrafas de bebidas.
A gestão do projeto é da responsabilidade de um consórcio composto pela Associação de Águas Minerais e de Nascente de Portugal, Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).
Este é mais um exemplo de que é possível criar soluções que permitam reduzir a quantidade de plástico descartado. É urgente fazer circularidade dos plásticos ao tornar 100% das embalagens reutilizáveis, recicláveis e combustadas ao mesmo tempo que se potencia a sensibilização e consciencialização para os problemas derivados do uso excessivo de plástico.