Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

TransforMAR apoia projetos na área da proteção dos oceanos com 30 mil euros

transformar-protecao-oceanos-essencia-ambiente

O programa TransforMAR está de volta com o objetivo de sensibilizar para a importância de uma conduta ambiental responsável e dos princípios da economia circular, através da reciclagem e redução do desperdício de resíduos de plástico e metal. Esta iniciativa pioneira do Lidl Portugal, em conjunto com o Electrão, conta com a parceria da Marinha Portuguesa e da Brigada do Mar, em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e Quercus.

Nos últimos seis anos, o programa recolheu mais de 227 toneladas de resíduos plásticos e metálicos das praias, mares e rios portugueses, transformando-os em benefícios para a comunidade. Este ano, o programa lança o “Prémio TransforMAR”, que atribuirá 30 mil euros a três projetos que contribuam para a proteção dos oceanos e dos ecossistemas aquáticos. As inscrições já estão abertas e decorrem até ao dia 10 de setembro.

COMO SE CANDIDATAR AO PRÉMIO TRANSFORMAR DO LIDL PORTUGAL

Podem candidatar-se projetos nas seguintes áreas: redução de plástico nos oceanos; limpeza dos mares e orla costeira; transformação e/ou reciclagem de resíduos marinhos; proteção das espécies marinhas; e sensibilização e/ou educação ambiental.

Além do prémio, o programa estará presente em 10 praias de norte a sul do país durante o mês de agosto, promovendo atividades de sensibilização para toda a família. O TransforMAR continuará também a sua aproximação à comunidade escolar, organizando ações lúdico-pedagógicas para crianças em colónias de férias.

Adicionalmente, em parceria com a ONG Brigada do Mar, serão realizadas 18 ações de limpeza tanto da costa portuguesa, em praias, como dos rios, com o objetivo de recolher grandes quantidades de resíduos plásticos, contribuindo para a descontaminação e proteção dessas áreas, bem como dos ecossistemas aquáticos.

O TransforMAR pretende, assim, alertar para a problemática mundial dos resíduos plásticos. Sem dúvida, uma iniciativa de valor rumo a um futuro mais verde.