Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

The Butt Hike: a caminhada sustentável em busca das beatas perdidas

recolha-residuos-the-butt-hike-essencia-ambiente

The Butt Hike – a caminhada das beatas foi uma iniciativa que colocou os portugueses a limparem as beatas de cigarro do chão.  A iniciativa foi de Andreas Noe, mais conhecido como “The Trash Travel”, e o apelo foi feito aos portugueses pela sua página de Instagram. O objetivo foi que a comunidade portuguesa recolhesse o maior número de beatas possível, pois segundo Andreas “uma beata não é biodegradável. É acetato de celulose. Então, por favor, pense bem antes de a deitar fora porque vai acabar dentro de um peixe e terminar no seu prato. É incrível como se vai acumulando.”

A iniciativa recorda que o oceano começa nas nossas casas e nas nossas cidades. Por isso, as ações de recolha de beatas de cigarro foram realizadas em vários centros das cidades. Além disso, todas as beatas de cigarro recolhidas foram alvo da criação de peças de arte.

“Vamos criar a maior montanha de consciencialização ambiental” foi o mote desta iniciativa. Todos os que se quiseram juntar só precisaram de aparecer no dia e hora marcada, levar luvas, sacos e baldes reutilizáveis para, posteriormente, serem colocadas as beatas.

Contudo, Andreas Noe deixa um excelente alerta. Para o caso de pensar que pode colocar as beatas de cigarro numa garrafa de plástico, para, posteriormente, fazer a separação, saiba que não o deve fazer, pois as beatas contaminam o plástico e faz com que este deixe de ser reutilizável.

Este projeto inclusivo para aumentar a consciencialização pública e manter a comunidade com uma mente aberta é a segunda luta deste jovem ambientalmente responsável. A primeira foi a poluição plástica em Portugal. Andreas Noe registou a sua luta em documentário, denominado de “The Plastic Hike”, que resulta de 300 horas e 90 entrevistas que realizou de norte a sul do país.

São necessárias mais ações e pessoas com consciência ambiental para caminharmos rumo à sustentabilidade. A consciência e a educação ambiental são a chave para um planeta cada vez mais verde. E ser sustentável depende de si. Comece já hoje a implementar boas práticas ambientais. Faça parte e faça com que o mundo seja mais feliz.