Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Tecnologia de tratamento para águas residuais promove a sustentabilidade

schineder-tratamento-aguas-essencia-ambiente

Com o objetivo de criar uma tecnologia de tratamento de águas residuais sustentável e rentável, a Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão e automação da energia, anunciou a integração bem-sucedida da sua solução EcoStruxure™ Automation Expert (EAE) com o Software de Controlo de Processos Nereda® da Royal HaskoningDHV. O resultado? Conceber esta tecnologia de próxima geração para melhorar a sustentabilidade, a resiliência e a eficiência dos processos em estações de tratamento através de uma gestão completa do ciclo de vida, da integração plena com serviços de tecnologia de informação e tecnologia operacional, e de diagnósticos de sistema melhorados para sistemas de automação.

IMPORTÂNCIA DESTA TECNOLOGIA DE PRÓXIMA GERAÇÃO

Uma arquitetura preparada para a Cloud, cibersegura, flexível e escalável que permite a redução dos custos através da diminuição da pegada ambiental com arquiteturas simplificadas, mas robustas, juntamente com a redução de emissões. Para além disso, está preparada para o futuro com capacidades de Inteligência Artificial (IA) e machine learning, para uma melhoria contínua.

Com base na norma IEC61499 para a interoperabilidade, a solução integrada foi testada e validada com sucesso através do rigoroso processo de certificação da Royal HaskoningDHV. Desta forma, os programadores, operadores e integradores de sistemas podem melhorar todos os aspetos do processo de tratamento de águas, desde o design e construção às operações e manutenção.

BENEFÍCIOS DESTA TECNOLOGIA

As estações de tratamento podem registar uma melhoria de até 50% na implementação da engenharia; 30% de otimização no comissionamento e a economização de 10% em arquiteturas otimizadas e robustas são as principais vantagens desta solução.

Alain Dedieu, President of Water and Wastewater da Schneider Electric, refere que “assumimos a missão de liderar a sustentabilidade e a transformação digital de próxima geração no tratamento de águas e, neste sentido, estamos constantemente à procura de unir forças com parceiros inovadores e que nos complementem.” Salientando que “com a Royal HaskoningDHV podemos oferecer uma solução digital e preparada para o futuro para o tratamento de águas residuais, oferecendo acesso aos controlos de processo de próxima geração que combinam o melhor das nossas tecnologias de automação com a transformadora plataforma Nereda da Royal HaskoningDHV.”

Já Jelle Langedijk, Process Engineer da Royal HaskoningDHV, não deixa de referir que “ao utilizar o EcoStruxure Automation Expert reduz-se, significativamente, o tempo despendido a integrar e testar o software de controlo para instalações Nereda. A aplicação padronizada simplifica a resolução de problemas e a adaptação de processos às configurações específicas dos clientes. A Interface Homem-Máquina(HMI) da Schneider Electric, de fácil utilização, é, em última análise, uma solução robusta para aplicações industriais.”

O EcoStruxure™ Automation Expert permite, assim, aos operadores de instalações Nereda tirar partido da convergência de TI/TO, expandindo o alcance da sua monitorização e, em última instância, reduzindo o tempo de paragem não planeado com uma resolução de problemas mais fácil e rápida.