Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Estas tapeçarias sustentáveis portuguesas são conhecidas mundialmente

tapeçaria-sustentavel-essencia-ambiente

Mudar mentalidades e evitar o desperdício de resíduos que iriam para o lixo. Este é o mote de Vanessa Barragão conhecida mundialmente pelas suas tapeçarias sustentáveis.

Este verdadeiro sucesso mundial desenvolve-se de forma sustentável, pois Vanessa Barragão reaproveita fios perdidos da indústria têxtil, utilizando técnicas de tecelagem ecológica para criar coleções que reproduzem a beleza dos ecossistemas marinhos, como tapetes modernos e tapeçarias para pisos e paredes.

O estúdio da designer é focado em técnicas artesanais e ancestrais, utilizando resíduos para a criação de obras de arte, mostrando a importância de preservar os processos artesanais e o upcycling para combater os problemas do planeta.

PROCESSO, TÉCNICAS E MATERIAIS SUSTENTÁVEIS

Toda a produção consiste em práticas têxteis ancestrais como gancho de trinco, crochê, feltro, tecelagem, bordado e macramê. Todos os materiais provêm de desperdícios, sobras e impasses de fábricas portuguesas. Contudo, antes da produção, todos os fios são submetidos a um processo de limpeza e seleção antes de serem utilizados.

Este é mais um exemplo de como é possível mudar o mundo com o esforço de cada um. Um projeto que reaproveita fios da indústria têxtil para desenvolver tapeçaria verdadeiramente sustentável e fora do comum. São de exemplos como este que o mundo precisa. Mas para isso é fulcral que as pessoas reflitam: SEREI MESMO VERDE?