Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Take It promove o uso de recipientes próprios para serviço de takeaway

zero-desperdicio-alimentar-essencia-ambiente

Apoiar os restaurantes na sensibilização dos seus clientes para o direito de levarem os seus próprios recipientes quando vão buscar comida é o objetivo do projeto Take It. Uma iniciativa desenvolvida pela ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável e que vai permitir que os consumidores mudem os seus hábitos por um mundo mais sustentável. Um projeto de cariz ambientalmente responsável que permite, ainda, que os consumidores divulguem o projeto junto dos seus restaurantes favoritos e que apelem a diferentes práticas de reutilização, entre elas a disponibilização de recipientes reutilizáveis para transporte das refeições.

EMBALAGENS REUTILIZÁVEIS EM PORTUGAL 

Em Portugal, as embalagens representam cerca de 26% do total de resíduos urbanos produzidos anualmente, o que equivale a cerca de 130kg por pessoa. Dado que grande parte acaba em aterro ou a ser incinerada, sendo, assim, fundamental prevenir a sua produção.

Com financiamento do Fundo Ambiental, o projeto Take It tem estado a distribuir material de comunicação pelos restaurantes para os apoiar na tarefa de sensibilização dos seus clientes para que adiram a esta nova prática. O movimento pretende reunir um conjunto de estabelecimentos participantes no setor da restauração que promovam a iniciativa nos locais de aquisição e consumo de refeições.

Para além de materiais de comunicação e de uma campanha de sensibilização, o movimento irá também disponibilizar formação gratuita aos estabelecimentos participantes, no sentido de promover um maior conhecimento sobre as melhores práticas ambientais no setor. As empresas de restauração aderentes têm acesso a materiais de comunicação gratuitos (dístico “Take It” e cartaz) que poderão usar nas suas instalações, para sensibilizar os seus clientes.

Uma excelente iniciativa que alia a responsabilidade ambiental à problemática dos resíduos urbanos.  Desta forma, para os estabelecimentos interessados em aderir ao projeto podem inscrever-se no website do projeto Take It.