O Super Bock Group organizou, pelo terceiro ano consecutivo, a Semana da Sustentabilidade, um evento exclusivo para colaboradores, com o objetivo de mobilizar e envolver as suas Pessoas na estratégia do Grupo para um amanhã autêntico (4AuthenticTomorrow) e aprofundar a cultura de sustentabilidade.
“Afinal o que é a Sustentabilidade?” foi o tema que orientou a programação de toda a Semana para “desmistificar uma certa ideia de que sustentabilidade só está relacionada com o ambiente. Não é verdade. É muito mais. Por isso vamos ter foco também nos temas de cariz social, relacionados com o impacto humano das nossas atividades”, referiu Rui Lopes Ferreira, CEO do Super Bock Group, na sessão de abertura.
António Ponte, Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR), foi, por isso, o keynote speaker, numa intervenção em que sublinhou o quanto a arte, o património e a cultura podem contribuir para o bem-estar das comunidades, e com isso serem também fundamentais para a sustentabilidade. O programa Arte e Saúde, o Projeto Ser – Saúde Mental, Estigma, Resiliência ou o programa Afinidades, são alguns dos exemplos da atuação do MNSR, em colaboração com parceiros, como o Super Bock Group, e comunidade, que revelam como a arte pode ser terapêutica, estar ao serviço da saúde e contribuir para a mesma.
MOMENTOS DA SEMANA DA SUSTENTABILIDADE
O CEO regressou ao palco para protagonizar mais um dos momentos altos da Semana da Sustentabilidade, ao lado de Pedro Pinto, Sales Operational Professional do Super Bock Group. Ao longo de uma hora, e sob a liderança da jornalista, autora e podcaster, Laurinda Alves, convidada para moderar este momento que juntou duas gerações à conversa pelo futuro, CEO e colaborador tiveram a oportunidade de partilhar as suas visões sobre a sustentabilidade, com destaque para os benefícios que se podem retirar da intergeracionalidade.
Da programação fizeram também parte quatro speed talks com especialistas em áreas estratégicas para o Grupo como a reciclabilidade das embalagens, o impacto de projetos sociais, a medição da pegada de carbono, e a agricultura. O Sistema de Depósito e Reembolso, os Pecados do Greenwashing, a Reciclagem e ainda Compreender a Deficiência foram os momentos formativos a cargo de entidades parceiras do Super Bock Group, como a Associação SDR, o BCSD (Business Council for Sustainable Development) Portugal, a Sociedade Ponto Verde e a Access Lab, respetivamente.
A Semana da Sustentabilidade terminou com uma ação de educação ambiental dinamizada pela Verde Associação na Quinta da Sabina (Leça do Balio) onde o Grupo está a desenvolver um projeto de restauro ecológico. De referir ainda que o catering foi assegurado pela Plataforma 55+, uma plataforma que pretende prevenir a solidão e a inatividade de pessoas com mais de 55 anos de idade, proporcionando-lhes uma vida ativa através da prestação de serviços de qualidade.
O Super Bock Group tem vindo a sublinhar o seu compromisso com a sustentabilidade. Recentemente anunciou um investimento superior a 80M€ no seu Roteiro de Descarbonização e submeteu-se à SBTi Science Based Targets initiative (SBTi), uma organização de ação climática corporativa que possibilita que empresas e instituições financeiras em todo o mundo desempenhem o seu papel no combate à crise climática, tendo-se comprometido a estabelecer metas de redução de emissões de curto prazo (near-term targets), alinhadas com a ciência climática. O objetivo é reduzir as emissões de CO2 de âmbito 1, 2 e 3.