Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Siemens: Portugal produz carregadores elétricos para a Suíça

siemens-carregadores-essencia-ambiente

Rumo à neutralidade carbónica, a fábrica de carregadores para veículos elétricos da Siemens, localizada no Seixal, vai produzir 45 unidades de carregamento para autocarros elétricos para a cidade de Zurique, na Suíça. Desta forma, estes carregadores produzidos em Portugal abrem portas para um futuro mais sustentável em Zurique.

A cidade estabeleceu a meta de reduzir para zero as emissões diretas de gases com efeito de estufa, até 2040, pelo que esta ação vai ajudar a concretizar esse feito. Reduzir em, pelo menos, 50% os níveis registados em 1990 é também um dos objetivos desta cidade.

NEUTRALIDADE CARBÓNICA DOS AUTOCARROS NA SUIÇA

A infraestrutura de carregamento vai ser instalada no terminal de autocarros de Hardau, local onde 45 novos autocarros elétricos vão ser abastecidos no futuro. A instalação deverá entrar em funcionamento no início de 2022. Um projeto que faz parte de um contrato assinado com a Autoridade de Transportes Públicos de Zurique – VBZ para o fornecimento, instalação e comissionamento destes equipamentos.

Desta forma, o terminal de autocarros vai ser equipado com 45 estações de carregamento Sicharge UC, das quais 30 terão uma capacidade de carregamento de 100 kW e 15 uma capacidade de 150 kW.

Os veículos serão carregados por cabos e conectores – padrão CCS, essencialmente, durante a paragem noturna. Esta instalação particular, pois os cabos de carga são suspensos no teto, deixando os acessos livres e facilitando a entrada e saída de veículos.

Contudo, também a autoridade de transportes públicos em Berna, muito recentemente, adjudicou à Siemens outro projeto de infraestruturas de carregamento para autocarros elétricos. Um passo extremamente importante em prol da sustentabilidade ambiental da cidade. Em Berna, o projeto inclui o fornecimento de unidades de carregamento rápido para três estações terminais, bem como a infraestrutura de carregamento para o terminal de autocarros de Eigerplatz.

Desta forma, os equipamentos vão ser produzidos na fábrica de Corroios, a otimização dos ciclos de carregamento em função da operação planeada e real vai ser garantida por um sistema de gestão baseado na cloud, a fim de oferecer o melhor serviço ao cliente.

Excelentes iniciativas que além de provarem que Portugal está um passo à frente rumo à sustentabilidade do planeta, com inúmeros recursos e meios para concretizar esse fim, demonstram que países como a Suíça confiam nos seus serviços sustentáveis. São estes exemplos que nos permitem verificar que o futuro verde, equilibrado e sustentável está mais perto.

Contudo, para que caminhemos juntos num sentido mais neutro é necessário a promoção constante de hábitos e comportamentos sustentáveis, para tornar a rotina, cada vez mais, ecológica. Seja um ativo essencial na preservação do ambiente. O esforço deve ser coletivo!