Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Serviço de Intervenção Ambiental da Lipor encerra 2023 com 3.630 toneladas de materiais entregues para reciclagem

lipor-reciclagem-siac-essencia-ambiente

Dirigido a entidades das áreas educativa, social ou empresarial, o SIAC – Serviço de Intervenção Ambiental Customizado, um projeto de gestão de resíduos das instituições da LIPOR – Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto, encerrou o ano de 2023 com 79 novas implementações e 95 monitorizações realizadas. No total, 31.325 pessoas foram abrangidas por ações diversas que incluíram a instalação de mais de 6.800 equipamentos, entre contentores e sinalética, e resultou na entrega estimada de 3.630 toneladas de materiais para a reciclagem. Além disso, foram realizadas 98 ações de sensibilização e 88 horas de formação, abrangendo 1123 pessoas.

Entre outras atividades empreendidas durante o ano, realizaram-se mais 17 ações com cedência de equipamentos e/ou integração com circuitos de deposição e recolha dedicada em eventos como o TEDxPorto e a QSP SUMMIT.

IMPACTO POSITIVO NO AMBIENTE DO PROJETO SIAC

A quantidade estimada de material direcionado para reciclagem por meio das ações do SIAC permitiu evitar a emissão de 2.290 toneladas de CO2, o que representa o equivalente à circulação de 881 automóveis durante um ano.

O SIAC apresenta-se como uma oferta de proximidade, assente numa abordagem simples, mas ambiciosa e criteriosa, que muda a realidade da gestão de resíduos das instituições, tornando-a comum e sustentável. O projeto disponibiliza apoio técnico especializado na operacionalização do processo de gestão de resíduos das instituições.