Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Schneider Electric e RIB reduzem impacto de carbono incorporado

schneider-carbono-essencia-ambiente

A Schneider Electric e a RIB uniram-se à Building Transparency, uma organização sem fins lucrativos, que desenvolveu uma ferramenta gratuita e de acesso livre – a Calculadora “Embodied Carbon in Construction” (EC3) – destinada a reduzir o impacto do carbono incorporado e a tornar o setor da arquitetura, engenharia e construção (AEC) mais eficiente e sustentável.

A parceria surge no momento certo para tirar partido das enormes oportunidades de expansão que advêm de unir sustentabilidade e digitalização – com a mais recente evolução da Modelagem de Informação da Construção (BIM) a desempenhar um papel cada vez mais crítico na conceção e desenvolvimento de um ambiente de construção mais descarbonizado, com decisões orientadas por dados e mais transparência ao longo do ciclo da vida.

IMPACTO DA CALCULADORA EMBODIED CARBON IN CONSTRUCTION

A Calculadora “Embodied Carbon in Construction” (EC3) da Building Transparency contém uma base de dados de Declarações Ambientais de Produto digitais e verificadas por terceiros que podem ser utilizadas para realizar análises comparativas e avaliações de sustentabilidade. A tecnologia permite à indústria medir e ter em conta o carbono incorporado nas análises de Modelagem de Informação da Construção (BIM).

A ferramenta tem o potencial de revolucionar a forma como os compradores de material de construção, programadores e empreiteiros monitorizam a quantidade de carbono incorporado. Ao analisar os materiais de produção, os stakeholders ficam capacitados para avaliar as emissões globais de carbono de um projeto. Com esta informação, as organizações são capazes de tomar decisões com base em insights, como por exemplo a aquisição de materiais alternativos de baixo carbono ou, no caso dos reguladores, estabelecer limites de carbono incorporado.

Olivier Blum, Executive Vice-President Energy Management da Schneider Electric, refere que “estamos a ficar sem tempo e, se não reduzirmos drasticamente as nossas emissões, dirigimo-nos diretamente para uma catástrofe climática. Contudo, sem visibilidade sobre os problemas, identificar uma solução torna-se quase impossível. É por isso que a Calculadora ‘Embodied Carbon in Construction’ da Building Transparency oferece um serviço essencial à indústria, ajudando as organizações a ver o carbono que estão a produzir e a agir imediatamente”

A ferramenta permite disponibilizar, pela primeira vez, milhares de Declarações Ambientes de Produto digitais numa base de dados gratuita e de código aberto. Graças ao patrocínio de várias entidades, a ferramenta EC3 da Building Transparency continua a ser gratuita. A RIB Software desenvolveu recentemente o iTWO costX, que permite aos clientes utilizar dados de bibliotecas de teor de carbono incorporado, como a EC3 e a RICS, para calcular o carbono incorporado dos componentes dos edifícios. A oferta da Schneider Electric garante total transparência nos dados de CO2 em todo o processo, para ajudar os clientes a atingir os seus objetivos de emissões líquidas zero.

 René Wolf, CEO da RIB, acrescenta que “para a RIB, que tem estado na vanguarda da inovação na indústria da construção há mais de 60 anos, a parceria com a Building Transparency alinha-se estreitamente com o objetivo de permitir aos nossos clientes construir de uma forma ambiental e socialmente responsável. Não podemos fugir ao facto de que o crescimento a longo prazo da indústria de AEC está muito ligado a práticas sustentáveis. Transformar a maneira como o setor planeia, constrói e opera edifícios é o nosso principal objetivo.

“É necessário reduzir a pegada de carbono da indústria de AEC de forma prática e urgente. O conhecimento é poder, e integrar tecnologia como a EC3 no funcionamento do setor oferece aos decisores as ferramentas e dados de que necessitam para efetivamente avaliarem e compreenderem a verdadeira pegada de carbono associada aos seus projetos. Com isto, vão ser capazes de traçar objetivos tangíveis e ajudar coletivamente a minimizar o impacto da indústria no ambiente. Todos temos um papel a desempenhar na construção de um mundo mais sustentável,” conclui Stacy Smedley, Executive Director da Building Transparency.

Uma excelente ferramenta que reduz o impacto do carbono, de forma a ser possível caminharmos num sentido mais verde, rumo à sustentabilidade integral do planeta.