Promover a sustentabilidade de uma forma cada vez mais eficiente é o objetivo da Schneider Electric. A líder global na transformação digital de gestão de energia e automação e sustentabilidade apresentou as primeiras soluções de energia doméstica produzidas a partir de plásticos do oceano.
Desta forma, apresenta a gama Merten que inclui tomadas e interruptores fabricados a partir de resíduos do oceano, também com embalagens sustentáveis. Para o desenvolvimento destes produtos a marca elimina o material não reciclável, o que permite aos clientes dar mais um passo para atingir os objetivos de zero emissões líquidas.
A Schneider Electric torna-se, assim, na primeira empresa do setor a oferecer soluções de energia doméstica produzidas a partir de plásticos do oceano reaproveitados, criando uma visão de economia circular verdadeiramente funcional.
REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS
O equipamento de pesca abandonado ou perdido representa cerca de 10% dos resíduos de plástico nos oceanos. Desta forma, estas soluções de energia contribuem para reduzir cerca de 640 mil toneladas de redes de pesca deixadas todos os anos no oceano.
Para tornar materializada esta ideia, a Schneider Electric estabeleceu uma parceria com a DSM, líder mundial em Saúde, Nutrição e Biociências, para transformar os resíduos de redes de pesca em plástico técnico de alta qualidade que pode ser utilizado em dispositivos elétricos.
Assim, as redes de pesca abandonadas são depois cortadas, limpas, extrudidas e inspecionadas relativamente à qualidade, antes de serem enviadas para a DSM para serem processadas e se criar o composto Akulon Repurposed.
YiFu Qi, Vice-Presidente Executivo da Global Home and Distribution da Schneider Elecric, revela que “o desafio de desabituar o mundo do nosso vício de resíduos de plástico pode parecer impossível, mas a mudança é possível – e começa em casa. A colaboração entre a DSM e a Schneider Electric é uma estreia mundial e uma inovação no mercado. Esperamos abrir caminho para inovações ainda mais sustentáveis na indústria das soluções elétricas e suscitar mais inspiração e inovação durante anos”.
O mesmo salienta que “a gama Merten de material do oceano reciclado é apenas a primeira de muitas soluções sustentáveis da Schneider Electric e mais um dos passos que temos dado para ajudar os nossos clientes a atingir os objetivos globais de zero emissões líquidas. O futuro da produção no setor das soluções elétricas tem de ser verde. Utilizar os materiais certos desde o início é essencial para criar uma economia circular neste setor.”
Uma excelente solução que tem em vista a sustentabilidade integral do planeta, onde é possível os clientes contribuírem para a redução da poluição dos oceanos através da escolha de produtos sustentáveis. Contudo, é preciso que o todo o setor assuma a responsabilidade e encontre soluções inovadoras de forma a impulsionar cada vez mais a circularidade.