Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Sapatilhas com borra de café? Sim, conheça a marca Re-Coffee!

recoffee-essencia-ambiente

Produzidas a partir de borras de café, de borracha reciclada e de fibras naturais de coco e de ananás. Estas são as sapatilhas vegan criadas pela Re-Coffee, um projeto de jovens empreendedores de Vila Nova de Famalicão. Em cada par de sapatilhas reaproveita-se os desperdícios de cerca de 33 cafés expresso. Um conceito inovador, sustentável e que potencia uma economia mais circular.

Apesar de não parecer, a borra de café tem inúmeros benefícios diários. Esta pode ser utilizada como fertilizante de solo, para aromatizar, para neutralizar odores ou até mesmo para fazer uma máscara exfoliante para a pele. Quando desperdiçada, esta liberta gases poluentes, como o metano, que contribuem, drasticamente para o aumento do aquecimento global.

MATERIAIS DAS SAPATILHAS DESENVOLVIDOS COM BORRA DE CAFÉ

O revestimento é composto por coffee leather, combinado com 50% de borra de café e 50% de borracha reciclada. A sola possui 30% de borra de café e 70% de borracha reciclada.

A gávea das Kaffa, a primeira linha da coleção da Re-coffee, é unissexo e está disponível nas cores Caramel, Coffee, Latte Pingatto, Latte Machiatto e Red Velvet. Contudo, a marca deverá lançar botas, sapatos clássicos, bolsas, sacos e mochilas ainda este ano.

Este conceito inovador valeu o reconhecimento por parte do Município de Vila Nova de Famalicão, com a atribuição do selo Famalicão Visão 25, na categoria Famalicão Made In. Um projeto inspirado na circularidade dos materiais que caminha para a eliminação total de resíduos no processo produtivo.

A Re-Coffee mostra-se, assim, pioneira na inovação e, sobretudo, na consciencialização e educação ambiental, pois o papel das empresas na resolução das crises ambientais é a base para mudarmos a cada dia. Todos somos agentes da mudança e por isso  devemos contribuir para a sustentabilidade ambiental do planeta.