Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

REVIVE – Impacto na saúde

Ariana Cunha, Técnica de Saúde Ambiental da REVIVE – Rede de Vigilância de Vetores, foi nossa convidada na rúbrica Essência do Ambiente, no Porto Canal. Em destaque esteve o impacto do ambiente na saúde e, em especial, como os Técnicos de Saúde Ambiental fazem uma vigilância de vetores culicídeos e ixodídeos (mosquitos e carraças) que causam doenças com grande impacto na saúde pública, como dengue, zika, febre da carraça, doença de lyme ou febre hemorrágica crimeia-congo.

Assim, na REVIVE fazem uma monitorização da atividade de artrópodes hematófagos e caraterização as espécies e a sua ocorrência sazonal. Desta forma, a criação da REVIVE surge pela necessidade de instalar capacidades nas regiões, para aumentar o conhecimento sobre as espécies de vetores presentes, a sua distribuição e abundância e o impacto das alterações climáticas e para detetar espécies invasoras em tempo útil, com grande importância na saúde pública.

A REVIVE tem ajudado a contribuir para o conhecimento ecoepidemiológico das espécies presentes nas várias regiões do país, bem como a clarificar o seu papel como vetores de agentes de doença, sendo, desta forma fundamental o papel dos Técnicos de Saúde Ambiental para demonstrar o impacto do ambiente na saúde da população.

Os Técnicos de Saúde Ambiental detêm um papel fundamental no desenvolvimento de atividades de identificação, caraterização e redução de fatores de risco para a saúde originados no ambiente, participação no planeamento de ações de saúde ambiental e em ações de educação para a saúde em grupos específicos da comunidade, bem como desenvolvimento de ações de controlo e vigilância sanitária de sistemas, estruturas e atividades com interação no ambiente, no âmbito da legislação sobre higiene e saúde ambiental.

A nossa rúbrica…

Não basta ter valor. É necessário comunicar valor. E o valor ambiental das marcas portuguesas é muito elevado, mas ainda muito pouco conhecido, por isso, ao longo dos próximos meses vamos dar palco e voz a projetos e práticas sustentáveis, contribuindo para a consciencialização e para a mudança comportamental.

Fiquem atentos!

[vc_btn title=”Restantes emissões” color=”success” link=”url:https%3A%2F%2Fessenciadoambiente.pt%2Fporto-canal%2F”]