Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Projeto de restauro florestal chega à Serra do Caldeirão através da ANP|WWF

wwf-plantar-agua-essencia-ambiente

Com o objetivo de sensibilizar para a importância de trazer de volta a água à Serra do Caldeirão, no Algarve, a ANP – Associação Natureza Portugal, organização ambiental que opera em colaboração com a WWF – World Wide Fund for Naturelançou a campanha “Plantar Água, Colher Futuro”.

Esta iniciativa tem como foco não só disseminar as boas práticas implementadas junto dos proprietários florestais, comunidade técnica e científica e entidades locais e regionais, como, também, sensibilizar a comunidade local na preservação ativa da sua floresta.

RESTAURO FLORESTAL CHEGA ÀS ÁREAS ARDIDAS

O projeto “Plantar Água, Colher Futuro” teve início em 2019 e objetiva o restauro ecológico de várias áreas afetadas pelo incêndio florestal da Catraia, em 2012, que devastou cerca de 25.000 hectares de floresta no coração da Serra do Caldeirão.

Desta forma, através da instalação de mais de 50 mil árvores e arbustos mediterrânicos, em 100 hectares da Serra, pretende-se restaurar e devolver ao território a sua água, bem como recuperar a qualidade dos habitats, da biodiversidade e dos ecossistemas.

Para assegurar a continuidade e a expansão deste projeto, a ANP|WWF está empenhada em encontrar mais financiamento que permita o restauro ecológico desta região, rumo a uma maior biodiversidade ambiental, repondo o equilíbrio ecológico nas áreas ardidas.

Excelentes intervenções que garantem uma gestão sustentável dos territórios, preservando e conservando o património natural. Mas o esforço deve ser coletivo, pois só assim é possível a adoção de medidas concretas para caminharmos num sentido mais verde.