Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Resíduos Smart+: Luságua lança plataforma inteligente para otimizar recolha de resíduos

luso-agua-sustentabilidade-essencia-ambiente

Reforçando a aposta na implementação de tecnologias sustentáveis e eficientes, a Luságua lança o projeto Resíduos Smart+. Trata-se uma plataforma inteligente, de tecnologia e produção 100% portuguesa, que tem como objetivo revigorar a eficácia da recolha de resíduos e da sua logística.

Com esta plataforma, a empresa do grupo Aquapor vai colmatar as ineficiências nas rotas de recolha tradicionais e pré-definidas, melhorando-as, através da leitura, em tempo real, das taxas de enchimento dos contentores. Através de sensores de enchimento e um sistema de comunicações, a recolha passará a ser realizada apenas quando as taxas de enchimento ideais dos contentores forem atingidas. Uma situação que irá otimizar todo o circuito de recolha e melhorar a sua eficiência ao mesmo tempo que reduz a pegada ecológica da empresa: menos horas, menos quilómetros percorridos, menos combustível gasto. Ao mesmo tempo vai conseguir estar mais perto do consumidor que poderá, em tempo real, acompanhar, por exemplo, os horários de recolha e passagem em cada rua.

Para Carlos Rodrigues, administrador da Luságua, “as operações de recolha e gestão de resíduos são dos serviços com maior visibilidade e impacto na vida das pessoas. Uma redução do seu impacto ambiental será sentida por todos, das autarquias aos consumidores.”. E acrescenta “com este projeto, a Luságua não só pretende oferecer às cidades um caminho inteligente e sustentável para a gestão dos seus recursos, como reforçar a capacidade da indústria de melhorar a sua performance económica e ambiental”.

A primeira fase do projeto está a ser implementada em Caminha e Albufeira, mas a Luságua tem como objetivo expandir a Resíduos Smart+ aos municípios onde opera.