Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Repsol e Berry Global criam sinergia por uma economia circular

repsol-berry-global-essencia-do-ambiente

De forma a impulsionar materiais circulares sustentáveis nas embalagens, a Repsol e o grupo norte-americano Berry Global, fabricante de embalagens, uniram esforços para ver crescer a sustentabilidade ambiental dos seus produtos.

Para tal, a empresa multinergética ibérica fornecerá poliolefinas circulares à Berry Global, através da sua gama Repsol Reciclex®, que provêm de uma reciclagem avançada desenvolvida com base em resíduos plásticos pós-consumo não adequados para a reciclagem tradicional.

Segundo a Repsol “graças ao acordo entre ambas as empresas, a Berry vai adquirir polipropileno apto para contacto com alimentos para as suas embalagens alimentares e sanitárias, que inicialmente empregará nas suas instalações europeias.”

INICIATIVA POR UMA ECONOMIA MAIS CIRCULAR

A Repsol obteve a certificação ISCC PLUS para a produção de poliolefinas circulares em todos os seus complexos petroquímicos. Uma certificação que garante a rastreabilidade dos resíduos plásticos utilizados na origem que a empresa transforma em nova matéria-prima. Desta feita, utiliza a mais inovadora tecnologia que possibilita que as poliolefinas circulares tenham a mesma qualidade e funcionalidade que as poliolefinas virgens.

De acordo com Jean-Marc Galvez, Presidente da divisão Consumer Packaging International da Berry Globalcontinuamos a utilizar métodos novos e inovadores para criar embalagens ambientalmente mais sustentáveis e estamos orgulhosos por nos associarmos a fornecedores que partilham estas ideias e estão empenhados nesse esforço.” Salientando, “ao recuperar e retirar o plástico, que de outro modo teria acabado em aterro ou incinerado, estamos a trabalhar para o nosso objetivo comum de promover uma economia circular”.

Rafael Jiménez, Diretor de Poliolefinas da Repsol, destaca que “na Repsol promovemos continuamente diferentes alternativas para oferecer aos nossos clientes materiais com conteúdo reciclado que satisfaçam a diferente procura dos seus mercados específicos, especialmente em aplicações de elevado valor acrescentado. Graças a esta recente aliança com a Berry, avançamos na nossa ambição de reciclar o equivalente a 20% da nossa produção de poliolefinas”.

ESTRATÉGIAS RUMO A UM PLANETA MAIS VERDE

Ambas as entidades se aliam de forma responsável aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com o desenvolvimento e a implementação de soluções circulares disponibilizando à sociedade uma variedade de opções ambientalmente mais sustentáveis.

Desta forma, a Berry Global acelera a sua estratégia de sustentabilidade Impact 2025. A entidade fixou a meta de incorporar 10% de conteúdo reciclado no seu dinâmico negócio de embalagens para bens de consumo.

Já a Repsol fixou o ambicioso objetivo de ser uma empresa zero emissões líquidas em 2050 e, desde 2016, alinha-se numa estratégia de economia circular, desde a obtenção de matérias-primas até à comercialização de produtos e serviços.

Com a aposta nesta estratégia é agora possível contribuir mais e melhor para a promoção de um desenvolvimento sustentável. A implementação desta sinergia possibilita soluções circulares colocadas à disposição de toda a sociedade, contribuindo para um planeta mais verde, com fim à vista das graves problemáticas ambientais.