Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Região Centro na vanguarda da transição para uma economia circular

ccdrc-economia-circular-essencia-do-ambiente

Consciente da importância do papel das regiões na luta contra a crise climática, na proteção do ambiente e da biodiversidade, na recuperação da Europa no período pós Covid-19 e na transição para uma Economia Circular, a região Centro participa num projeto piloto desenvolvido pelo Joint Research Center e pela Comissão Europeia, cujo principal objetivo é identificar formas de aumentar a competitividade no Horizon 2020 (e futuro Horizon Europe) em regiões que são muito dependentes dos Fundos Estruturais da Política de Coesão.

Para tal, foi criado um grupo de trabalho no âmbito do projeto Stairway to Excellence que constatou que há regiões com uma apreciável dinâmica de inovação, contudo, continuam a ser pouco competitivas na captação de financiamento de programas comunitários. Para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) esse “é o caso da região Centro que, desde 2019, foi classificada como strong innovator pelo Regional Innovation Scoreboard e que, apesar do aumento de participação no Programa Quadro, em linha com o que sucede no resto do país, continua a ter uma ampla margem de progressão”. Reforçando que “este projeto piloto permitiu ensaiar uma metodologia para fomentar o aumento da participação de agentes regionais em parcerias europeias, já que a inserção em redes é considerada uma condição facilitadora do desenvolvimento de trabalho colaborativo com parceiros europeus”.

PRODUÇÃO INDUSTRIAL CIRCULAR

O projeto piloto tem como foco a produção industrial circular. Uma aposta central na Estratégia de Especialização Inteligente e na agenda regional para uma economia circular. Razão pela qual a CCDR Centro convidou a região Norte a juntar-se ao projeto, ficando assim representada a maior percentagem da produção industrial portuguesa.

Para a CCDRC, os dois eventos organizados no âmbito deste piloto permitiram o envolvimento de agentes regionais na discussão dos obstáculos que existem ao desenvolvimento de sinergias, condição essencial para haver alinhamento de interesses que promovam o trabalho em cooperação, bem como um contacto direto com representantes de parcerias europeias consideradas relevantes para o tema escolhido e promotores de projetos financiados no âmbito do Horizonte 2020 no âmbito da circular manufacturing para explorar potencial de colaboração futura. O trabalho, que contou com o apoio de dois peritos contratados pelo Joint Research Center, permitiu ainda tirar algumas conclusões e propor recomendações que serão relevantes no momento de desenhar os instrumentos de política para o próximo período.

“Promover as melhores condições para a internacionalização e cooperação internacional” é um dos pontos estratégicos definido pela região centro para a próxima década. Este projeto piloto é, apenas, mais um exemplo, dessa aposta. A CCDRC considera esta articulação internacional fundamental salientado que a CCDR Centro tem vindo sistematicamente a colaborar com o Joint Research Centre, designadamente no contexto da Estratégia Regional de Especialização Inteligente, considerando que a participação em projetos e iniciativas promovidos por este Centro da Comissão Europeia tem permitido explorar novas dimensões de trabalho, frequentemente em articulação com outras regiões europeias.

Finalizando o objetivo de promover a inserção da região em cadeias de valor internacionais carece de um trabalho persistente, pelo que é importante aproveitar ao máximo as oportunidades da call European Green Deal, mas sobretudo, criar mecanismos que garantam apoio continuado a este esforço coletivo”.