Com o objetivo de desafiar todos os consumidores, em especial os mais jovens, a entregarem resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE), a ERP Portugal e a Worten criaram o projeto “REEEcicla e Ganha”. Durante três meses, em quatro lojas Worten, foram entregues cerca de 3700 REEE, desde televisões e monitores, a pequenos equipamentos, equipamentos de IT e lâmpadas, nas lojas Worten de Cascais, Oeiras, Seixal e Telheiras. Deste modo, o projeto premiou seis jovens com a atribuição de iPhones, AirPods e cartão Worten com 120€.
Rosa Monforte, Diretora-Geral da ERP Portugal, afirma que “estamos muito satisfeitos com os resultados desta iniciativa, que efetivamente demonstram que a inovação e os hábitos dos consumidores mais jovens são, nos dias que correm, indissociáveis. O lançamento do projeto ‘REEEcicla e Ganha’ surgiu precisamente para convergir as boas práticas ambientais neste caminho, rumo ao futuro, proporcionando uma solução prática e atrativa à entrega de REEE.”
COMO FUNCIONOU O PROJETO “REEEcicla e Ganha”
O registo dos dados e a atribuição de pontos por cada entrega foi possível através da app Trash4Goods, plataforma de gamification. A atribuição de pontos a cada participante dependia da quantidade e da categoria dos equipamentos entregues, sendo convertidos, posteriormente, em diferentes recompensas, desde cartões Worten, a gadgets, como iPhones e AirPods.
Mário Costa, Head of Store Concept and Sustainability da Worten, refere que “a Worten tem um forte compromisso de sustentabilidade no domínio da recolha e tratamento de REEE. Faz parte da nossa estratégia contribuir para a sensibilização dos nossos clientes e da comunidade em geral, para a adoção de boas práticas, disponibilizando um leque variado de possibilidades de recolha de resíduos elétricos e eletrónicos.” Salientando que “o nosso apoio direto a este projeto, com recursos humanos (colaboradores) e materiais (lojas Worten) é mais um exemplo desse nosso compromisso, garantindo o sucesso desta ação de gamificação, mas garantindo também a comunicação e sensibilização de como encaminhar e tratar de forma correta um REEE. O target deste projeto visou principalmente as gerações mais jovens, ajudando assim a adotar comportamentos mais sustentáveis.”
Afonso Ravasco, Co-founder e CEO da Trash4Goods, não deixou de destacar que “a Trash4Goods tem como objetivo incentivar os seus utilizadores a separarem corretamente os seus resíduos e através da gamification é possível mudar os comportamentos das pessoas, de modo a adotarem hábitos mais sustentáveis. Queremos alterar a forma como as pessoas olham para os seus resíduos, deixando de os ver como lixo, mas sim como matéria-prima! Este projeto piloto permitiu-nos comprovar o impacto positivo que podemos alcançar, recolhendo mais de 3700 REEE em três meses, em apenas quatro lojas Worten, o que prova que é possível incentivar a entrega de REEE através de pontos e prémios, fortalecendo uma economia muito mais circular”.
Iniciativas como esta demonstram a sua verdadeira importância na medida em que assegura o correto encaminhamento de equipamentos elétricos usados, a respetiva reciclagem e, ainda, envolve pessoas na sensibilização ambiental. É urgente que TODOS – cidadãos, empresas e instituições – tomem consciência sobre este tipo de mudanças fundamentais a serem implementadas.