Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Rede Alimentar Cidades Sustentáveis promove o entendimento entre o setor

plataforma-cidades-alimentares-essencia-ambiente

Tendo como missão partilhar conhecimento, fundamentado e plural, como ferramenta para ampliar o entendimento da diversidade de setores e atores, ao longo da cadeia que compõe o sistema alimentar, foi desenvolvida a Rede Alimentar Cidades Sustentáveis.

A iniciativa pretende, desta forma, representar todos os atores e setores do sistema alimentar português, reunindo atualmente 350 membros. A mesma apresentasse como uma construção coletiva de conhecimento, como instrumento para qualificar as decisões e as políticas públicas que conduzam a sistemas alimentares ambiental, económica e socialmente mais sustentáveis.

ATIVIDADES E PROJETOS ASSOCIADOS EM PROL DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Para além da partilha de informação e de eventos, realizados de forma individual e voluntária pelos membros deste “google-group”, são desenvolvidas, pontualmente, atividades e projetos, entre as quais, o e-book – Alimentar Boas Práticas: da Produção ao Consumo Sustentável (2020) e debates mensais online no âmbito do Grupo Temático Circuitos Curtos Agroalimentares.

Focados em oferecer uma maior visibilidade, divulgação e disseminação aos recursos partilhados na rede nacional Alimentar Cidades Sustentáveis, maximizando os resultados e objetivos sustentáveis, a iniciativa lançou o seu website informativo e educativo. No portal, municípios e outros interessados podem ter acesso ao conhecimento que tem sido gerado pela iniciativa.

De forma a dar alcance às diversas etapas da Cadeia Alimentar, é objetivo da Rede Alimentar integrar os recursos e inputs agrícolas como sementes, fertilizantes e energia, promover a produção agropecuária, a transformação, a logística e distribuição, a comercialização, a restauração, o consumo e a valorização de recursos. Também se foca em evitar o desperdício, com atividades de bioeconomia circular, sensibilização e educação ambiental e investigação.

Uma excelente iniciativa que promove a sustentabilidade ambiental, o que incentiva a um caminho futuro verdadeiramente mais sustentável. São necessárias mais iniciativas como estas para ser possível dizermos que SOMOS MESMO VERDES.