De forma a sensibilizar os portugueses para a poluição dos mares e dos oceanos, a Novo Verde – Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens lançou a campanha “Reciclar é a nossa praia”. A iniciativa vai marcar este verão e estará presente em 30 praias de norte a sul do país, ao longo de 940 km de costa, sensibilizando, assim, para a deposição correta dos resíduos, de forma proteger um dos bens mais essenciais que possuímos, a água. Uma ação que conta com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente.
Em parceria com a associação sem fins lucrativos Sailors for the Sea Portugal, a Novo Verde pretende impactar especialmente os mais jovens sobre os comportamentos que devem adotar, de forma a evitarem que os resíduos de embalagens contaminem os ecossistemas marinhos.
Bernardo Corrêa de Barros, Presidente da Sailors for the Sea Portugal, refere que “abraçar o projeto “Reciclar é a nossa Praia” representa uma excelente oportunidade para a Sailors for the Sea Portugal, pois será possível abranger mais crianças e jovens para que, estes, possam ser agentes de mudança e alterar a triste realidade que o nosso oceano enfrenta.” Reforçando, ainda, “promover uma geração com maior consciência e capaz de tomar as medidas mais conscientes é um dos principais focos da nossa missão. Através de atividades lúdicas e educativas, vamos procurar semear em cada criança o sentido de responsabilidade que todos temos o dever de assumir para a proteção do oceano e dos recursos marinhos.”
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO MOTE PARA A SUSTENTABILIDADE DOS ECOSSISTEMAS MARINHOS
As sessões de educação e literacia ambiental serão compostas por diversas atividades lúdicas e pedagógicas. Em paralelo, a população será convidada a participar na atividade de limpeza das praias para garantir o tratamento adequado dos diversos resíduos recolhidos no areal.
Ricardo Neto, Presidente da Novo Verde, salienta que “esta ação pretende, além de nos colocar mais próximos da população, dar continuidade à educação ambiental, que é um dos nossos pilares desde o início da Novo Verde. É essencial continuarmos a mobilizar os cidadãos para uma participação ativa no processo de tratamento e reciclagem de resíduos que não podem, de todo, ser abandonados indiscriminadamente, podendo contaminar os ecossistemas e a nossa saúde e prejudicar o ambiente, do qual fazemos parte.” Reforçando, “com foco na reciclagem de embalagens em particular, o principal objetivo é frisar que os mares e oceanos são o destino de grande parte dos resíduos que não são depositados corretamente, realidade que queremos combater, substituindo-a por comportamentos adequados, simples, fáceis e acessíveis a qualquer cidadão.”
As ações de sensibilização e de recolha de resíduos já estão a decorrer de norte a sul do país e pretende prolongar-se até ao final de julho. Em algumas praias, com a presença de personalidades ligadas ao mundo do surf, e por isso, com uma forte ligação com o mar.