Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Quanto lixo existe na tua praia? Uma exposição que reflete a poluição!

lixo-marinho-essencia-ambiente

Com o objetivo de consciencializar a comunidade de que é preciso mudar o modo de pensar e de agir foi desenvolvida a iniciativa “Quanto lixo existe na tua praia?”. Uma exposição que esteve presente no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras. Nesta exposição, a artista Catarina Soares deu a conhecer os vários tipos de lixo marinho que chegam às praias de Santa Cruz, em Torres Vedras.

Em 2018, esta artista iniciou o seu trabalho voluntário nas praias de Torres Vedras e tem, desde então, encontrado diferentes objetos perdidos, como boias de metal ou de vidro, brindes de diferentes marcas de gelados, que remontam aos anos 60 e 70, tampas de refrigerantes dos anos 70 e outros objetos de plástico.

Alguns destes objetos têm atravessado o oceano através de correntes marítimas, como é o caso do material de pesca usado na costa leste dos Estados Unidos da América, acabando por vir parar às praias de Torres Vedras.

É URGENTE CUIDAR DOS OCEANOS E MITIGAR A POLUIÇÃO MARINHA!

Os oceanos cobrem cerca de 70% da superfície do planeta e fornecem mais de 50% de oxigénio, sendo estes considerados os pulmões da Terra.

Contudo, se os oceanos contribuem para a riqueza das comunidades e para o bem-estar da Humanidade, porque é que continuamos a não cuidar deles? A pergunta impõe-se e remete a uma reflexão necessária.

A perda de biodiversidade marinha, o lixo marinho e a sobrepesca são exemplos de problemas atuais ambientais, que impactam o bem-estar da comunidade, mas são causados por todos nós. É preciso mudar comportamentos e hábitos inconscientes para que as próximas gerações não fiquem comprometidas. Mas para isso é preciso refletir se seremos mesmo verdes!