Procurar
Close this search box.

Prosegur: os principais crimes ambientais e o impacto na segurança

prosegur-crimes-ambientais-essencia-ambiente

Com o objetivo de gerar ecossistemas de pessoas e empresas responsáveis, a Prosegur Research, o centro Insight&Trends da Prosegur, publicou uma análise dos principais crimes no domínio do ambiente e dos riscos que têm impacto na segurança do planeta.

CONHEÇA OS PRINCIPAIS CRIMES AMBIENTAIS ANALISADOS NESTE ESTUDO

PESCA IRREGULAR

Esta inclui atividades de pesca sem licença ou em violação da legislação em vigor. Estas práticas esgotam as unidades populacionais de espécies marinhas, destroem os habitats e enfraquecem as comunidades costeiras.

Para além disso, a pesca ilegal constitui um mercado altamente lucrativo, com números que indicam que esta prática pode valer até 26 milhões de toneladas por ano e um valor estimado em mais de 20 mil milhões de dólares.

POSSE E COMÉRCIO ILEGAL DE ESPÉCIES

Este constitui uma das maiores ameaças à conservação das espécies. Este tipo de tráfico é considerado o quarto maior do mundo, a seguir ao tráfico de droga, ao contrabando e ao tráfico de seres humanos. Estima-se que valha entre 7 mil milhões e 23 mil milhões de dólares por ano, com um aumento anual do crime de 5%.

CAÇA ILEGAL OU FURTIVA

Este crime refere-se à captura de animais selvagens para fins relacionados com o tráfico. Embora por vezes tenha um caráter de subsistência, estima-se que nas últimas décadas tenha havido um declínio de cerca de 69% na proporção de espécies animais em todo o mundo.

EXPLORAÇÃO ILEGAL E TRÁFICO DE MADEIRA

Estedefine-se como a atividade ilícita de comércio de madeira extraída ilegalmente ou de produtos de madeira derivados dessa atividade, através do abate de árvores ou da limpeza de florestas em zonas protegidas. Representa 15-30% do comércio mundial de madeira e estima-se que o volume de negócios anual gerado pela exploração madeireira ilegal se situe entre 51 mil milhões e 152 mil milhões de dólares.

EXTRAÇÃO ILEGAL DE RECURSOS MINERAIS

Aextração de minerais ou pedras preciosas sem as correspondentes autorizações legais. Estas atividades ilegais estão fortemente ligadas ao tráfico de droga e aos grupos armados rebeldes e geram cerca de 12 a 48 mil milhões de dólares por ano.

GESTÃO ILEGAL DE RESÍDUOS

Este refere-se a atividades relacionadas com a eliminação, recolha, transporte, tratamento, eliminação, recuperação ou qualquer prática relacionada com os resíduos sem cumprir as regras e os regulamentos estabelecidos pelas autoridades. Estes crimes são atualmente considerados uma atividade económica altamente lucrativa e em crescimento, gerando lucros para grupos criminosos que podem atingir os 12 mil milhões de euros por ano.

O impacto económico destas atividades ilícitas prejudica a economia das comunidades ou dos países onde estão localizadas, bem como a competitividade das empresas. No entanto, os seus efeitos vão muito mais longe.

RISCOS DE SEGURANÇA ENVOLVIDOS NAS ATIVIDADES AMBIENTAIS ILÍCITAS

PERDA DA BIODIVERSIDADE

Os crimes analisados implicam a redução do habitat disponível para as espécies e podem levar à sua extinção e à perda de diversidade genética, um cenário que os cientistas já estão a designar como a sexta grande extinção. Além disso, atividades como a exploração ilegal de recursos mineiros contribuem para esta perda através da poluição da água, do solo e do ar, bem como da desflorestação e da degradação ambiental.

IMPACTO NAS COMUNIDADES LOCAIS

As atividades contra o meio ambiente têm um forte impacto na ordem socioeconómica das comunidades locais onde se realizam. Os responsáveis por esses abusos tiram frequentemente partido da pobreza das comunidades e exploram frequentemente a sua mão-de-obra. Estes procedimentos irregulares favorecem o aparecimento de focos de conflitos sócio-laborais, reforçando os conflitos a nível local e nacional, tanto para as empresas que atuam no quadro da legalidade como para as instituições públicas.

RISCO PARA A SAÚDE HUMANA

As consequências da criminalidade ambiental também põem em risco a saúde das pessoas, que podem ser afetadas pela contaminação de fontes básicas de abastecimento, como a água, o que favorece o aparecimento de doenças e a sua transmissão. Além disso, atividades ilegais como o tratamento descontrolado de resíduos perigosos têm efeitos nocivos sobre os sistemas nervoso, imunitário, respiratório e digestivo, entre outros, o que é considerado um problema de segurança da saúde pública.

PROBLEMAS DE SEGURANÇA E GOVERNANCE

As atividades ambientais ilícitas também comprometem o contexto de segurança tradicional, o que, associado ao seu valor económico, prejudica a área de governance e o Estado de direito nos países. A maioria dos crimes analisados está relacionada com práticas de corrupção que enfraquecem as instituições e contribuem para aumentar a violência e os conflitos, uma vez que os atores envolvidos são frequentemente grupos de crime organizado. De facto, existe uma relação de retorno entre o comércio ilícito de recursos naturais e a proliferação e o tráfico de armas e, consequentemente, a escalada da violência e dos conflitos em diferentes países.

Sem dúvida problemáticas às quais todos nós – cidadãos, empresas e instituições – devemos estar atentos para caminharmos rumo a um sentido mais verde.