Programa PESA da Câmara Municipal de Cascais promove a literacia ambiental

pesa-educacao-ambiental-essencia-ambiente

Promover comportamentos ambientalmente mais responsáveis e conscientes é um dos grandes objetivos do PESA – Programa de Educação e Sensibilização Ambiental de Cascais, da Câmara Municipal de Cascais. O programa que colabora com as escolas e IPSS do concelho de Cascais, na promoção de valores e competências que promovam uma mudança de atitude que vise uma Educação para o Desenvolvimento Sustentável, foi um dos projetos vencedores da 2ª edição dos Prémios Essência do Ambiente. O galardão recebido foi no âmbito da categoria “Educação Ambiental”.

Lançado em 2012, o Programa de Educação e Sensibilização Ambiental (PESA) de Cascais disponibiliza aos estabelecimentos de ensino, diversas atividades teóricas e práticas de sensibilização ambiental, nas temáticas da Sustentabilidade Ambiental, Alterações Climáticas, Economia Circular, Consumo Sustentável, Biodiversidade, Oceano, Energia, Cidadania, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Proteção Animal.

Este Programa foi desenvolvido numa perspetiva de responsabilidade ambiental e social, pretendendo potenciar valores e atitudes centrados no respeito pela Natureza e pela preservação dos seus recursos. Dado que a sensibilização ambiental desempenha, cada vez mais, um papel preponderante na formação dos jovens cidadãos.

UM PROGRAMA REPLETO DE APRENDIZAGENS RUMO AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO PLANETA

Desta forma, o programa visa colaborar com os estabelecimentos de ensino públicos, privados e IPSS, desde o ensino pré-escolar até ao ensino secundário, no desenvolvimento de competências essenciais para o exercício de uma cidadania responsável, através da adoção de boas práticas ambientais, em prol da melhoria da qualidade de vida.

As atividades do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental de Cascais são desenvolvidas de acordo com as orientações curriculares da Direção Geral de Educação, para que possa ser uma ferramenta de apoio aos docentes dos estabelecimentos de ensino.

Através do programa, anualmente são disponibilizadas cerca de 100 atividades essenciais para o compromisso coletivo da comunidade escolar para com a sustentabilidade do Planeta, de acordo com a Agenda2030, que são desenvolvidas em concordância com as metas curriculares e os eixos estratégicos nacionais definidos.

Este programa destaca-se assim por ser uma ferramenta essencial e estrutural para a promoção de comportamentos ambientalmente mais responsáveis e conscientes, capacitando os jovens de uma maior literacia ambiental e estimulando o seu sentido crítico e pensamento construtivo, visando a adoção de estilos de vida mais sustentáveis, através de um trabalho contínuo.

A cerimónia de entrega de prémios contou, ainda, com um debate sobre “Mobilidade Sustentável: As pessoas no centro da (trans)formação.” cujo painel foi composto por Carla Pardal, Chefe de Divisão de Mobilidade e Gestão do Espaço Público no Município de Valongo, Elísio Oliveira, Presidente do STAR Institute, e Bernardo Sousa Rodrigues, Presidente da AEFEP.

Veja algumas fotografias do evento no álbum do facebook.