No próximo dia 5 de junho, a Essência do Ambiente uma marca Essência Comunicação Completa, desenvolvida pelo Departamento de Comunicação e Educação Ambiental vai reconhecer e premiar projetos e práticas sustentáveis. Os Prémios Essência do Ambiente pretendem mostrar que Portugal está no caminho de uma Economia Circular e Sustentável, destacando junto da sociedade civil projetos de elevado mérito.
Assinalando o Dia Mundial do Ambiente e o 3º aniversário do projeto Essência do Ambiente, o evento decorrerá de forma intimista no Centro de Educação Ambiental da Quinta do Passal, em Gondomar, entre as 17h e as 19h.
Após a análise das inúmeras candidaturas a concurso, foi selecionada a seguinte shortlist de projetos de reconhecido mérito e da qual sairá um vencedor por categoria (a anunciar no dia 5 de junho).
- “Ushare” – Associação de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto
- “Reutilização de Águas Residuais Tratadas em Contexto Escolar” – Câmara Municipal de Loulé
- “Roupas Usadas não estão acabadas” – Sarah Trading
- “Semana Europeia da Prevenção de Resíduos – Economia Circular” – Câmara Municipal de Braga
- “Serviço Educativo em Ambiente” – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo
- “Desafio da Água – Poupança Sem Fronteiras” – Águas do Algarve
- “Marita Moreno Sustainable Concept Store” – Marita Moreno
- “1º Marketplace Sustentável” – Ecobiozon
- “GreenFishingPort” – UCMar, da Universidade de Coimbra
- “Wood Lab 4.0” – AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal
As candidaturas foram avaliadas por um painel de jurados tendo em conta os seguintes critérios: impacto enquanto agente de mudança, adequação aos objetivos, capacidade de replicação, inovação e criatividade na abordagem, aplicação prática alinhada com a sustentabilidade ambiental e alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Feitas pelos próprios ou por nomeação/recomendação, as candidaturas foram apresentados nas seguintes categorias: “Educação Ambiental – Projetos de educação ambiental direcionados ao público escolar”, “Boas práticas – Ações que promovam a sustentabilidade ambiental”, “Sensibilização Ambiental – Ações de sensibilização ambiental dirigidas à comunidade”, “Responsabilidade Social e Ambiental – Ações levadas a cabo por empresas ou instituição que aliem as boas práticas ambientais à responsabilidade social” e “Investigação – Projetos académicos e científicos na área ambiental”.
A sessão do próximo dia 5 contará, ainda, com um debate sobre o “Mercado Voluntário do Carbono em Portugal: o impacto social, económico e ambiental”, cujo painel será composto por Isabel Soares, Full Professor/EMERITUS Professor da Universidade do Porto, Horácio Reis e Rita Brandão, da Omnitalentum – Energia e Ambiente.
A iniciativa conta com a parceria da Pro.Comunicação, do Porto Canal e do Município de Gondomar.