“O mundo está cada vez mais moderno e a sociedade cada vez mais evoluída e exigente, o que se traduz numa condição favorável para procurar soluções cada vez mais inovadoras e impactantes para os problemas, nomeadamente os ambientais. Esse sentido de responsabilidade estende-se da esfera pessoal à corporativa e é no mundo das empresas que o problema se adensa, mas também que novas soluções surgem.”. Esta é uma conclusão da Cash Converters – líder na compra e venda de produtos em segunda mão. De acordo com a entidade, cabe a cada uma das empresas encontrar alternativas à altura e implementar práticas que permitam, entre outras coisas, a sustentabilidade nos seus negócios.
Consciente dos benefícios ambientais e sociais da adoção de práticas que cuidam do planeta e das pessoas, a Cash Converters reúne algumas práticas sustentáveis que as empresas podem e devem adotar em 2023.
PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS PARA AS EMPRESAS
RECICLAR
Esta é uma prática já conhecida dos portugueses, mas ainda ignorada por muitas empresas. Atualmente, ainda há espaço para reduzir a quantidade de resíduos produzidos e o impacto dos mesmos no ambiente se as empresas promoverem a reciclagem.
Deste modo, colocar contentores de reciclagem por todos os escritórios é uma forma eficiente de controlar o impacto ambiental e até de promover momentos de entreajuda e aprendizagem nas equipas, que poderão ter de se questionar onde colocar as embalagens do almoço, por exemplo.
REDUZIR O USO DE PAPEL
Mais ecológico do que comprar papel reciclado é não comprar papel, de todo. As empresas de hoje podem aproveitar a era digital onde atuam e canalizar as “mensagens” em canais online como Slack, WhatsApp ou email para reduzir drasticamente o consumo de papel. Assim, é possível implementar nas organizações políticas “papel zero”, onde se dá preferência aos documentos digitais, sempre que for possível. Quando não houver alternativa, será benéfico utilizar papel sustentável.
FAZER VIAGENS SUSTENTÁVEIS
Portugal é um país bastante desenvolvido no que ao transporte diz respeito, já que desde as bicicletas aos transportes públicos não faltam opções. Neste sentido, há que motivar os colaboradores a aproveitar as ciclovias e os transportes partilhados como meio de transporte preferencial, sempre que possível. Desta forma, poderão fazer viagens com menos impacto no ambiente e tornar as idas de bicicleta ou trotinete para reuniões e outros eventos no novo “normal”.
DINAMIZAR AÇÕES DE CONSCIENCIALIZAÇÃO
Dedicar um dia à limpeza de uma praia ou ao conhecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, por exemplo, podem parecer ações simples e que poderão não ter um impacto relevante. Contudo, este tipo de ações de consciencialização pode de facto ser o primeiro passo para provocar mudanças nos colaboradores e, consequentemente, beneficiar a sua atuação e a da sua empresa no ambiente.
Por sua vez, estas podem ainda ser consideradas ações de teambuilding e aplicadas a datas importantes na empresa, como o aniversário da mesma.
INVESTIR EM PROJETOS VERDES
As empresas são praticamente fábricas de impacto ambiental. Desde o papel que usam até ao CO2 emitido para a atmosfera, há gastos que não conseguem controlar. Assim, conscientes deste impacto não controlável, as empresas devem colocar na sua lista de tarefas o investimento em projetos de compensação carbónica, ou projetos verdes, que irão compensar o impacto da mesma no meio ambiente.
Práticas fundamentais que todas as empresas devem incutir no seu dia a dia de forma a potenciarem rotinas conscientes entre a população portuguesa.