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89% dos portugueses consideram importante serem proprietários de um carro

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O automóvel é indispensável para milhares de portugueses, como comprovam os números dos Censos de 2021, que revelam que 66% dos portugueses se deslocam de carro nos seus movimentos pendulares, enquanto há dez anos eram 62%. Por isso, não é de estranhar que um novo estudo do Observador Cetelem sobre o setor auto conclua que 89% dos cidadãos considerem importante serem proprietários de um veículo.

O inquérito, focado no processo de aquisição, digitalização, financiamento e serviços no mercado auto, realizado em 13 países – Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Itália, Noruega, Holanda, Polónia, Portugal, Reino Unido, Turquia e México – constata que os portugueses estão entre aqueles que mais importância atribuem à posse de um automóvel, posicionando-se em terceiro lugar, enquanto o México (92%) e a Turquia (91%) ocupam os dois primeiros lugares do pódio.

HÁBITOS DE COMPRA NO MERCADO AUTOMÓVEL

No que respeita aos hábitos de compra, apesar do boom do e-commerce ter resultado em mudanças em vários setores, o mercado automóvel parece ser a exceção, pois a pesquisa online tem apenas maior preponderância no momento de procurar um carro. 38% dos compradores portugueses recorrem a pesquisas na internet, sendo que 14% pretendem adquirir um carro novo e 24% procuram um usado. Os compradores de automóveis em segunda mão são igualmente os que estão mais dispostos a realizar os primeiros contactos com o vendedor através dos canais digitais.

Assim sendo, a forma tradicional de comprar carro – num concessionário, através de um agente, etc. – continua a ser a preferida dos portugueses, quer quando se trata de compra de carro novo (86%), quer seja para a aquisição de um usado (76%). Estes números acabam por não confirmar a expetativa de há alguns anos de que as compras online de automóveis seriam uma maior tendência nos dias de hoje. O facto é que não ver ou testar o veículo permanecem a ser os principais obstáculos dos consumidores para a aquisição de um automóvel apenas através da internet, sendo que 45% dos inquiridos afirmam mesmo que não eram capazes de tomar uma decisão tão importante pela internet.

Na totalidade dos países inquiridos, o estudo demonstra que o aumento do recurso ao digital na jornada dos compradores de automóveis acontece sobretudo para subscrever serviços, como seguros (63%) e financiamento (51%) – que triplicou nos últimos anos (4% em 2020 vs 15% em 2023).

A procura por carro tem vindo a aumentar exponencialmente, indicando esta uma mudança gradual nos hábitos de consumo no mercado automóvel.