De acordo com o estudo “Observador Cetelem Consumo Sustentável”, 43% dos consumidores portugueses concordam que a experiência de compra é mais positiva quando lhes apresentam alternativas sustentáveis. No entanto, na hora de comprar produtos sustentáveis, os portugueses aparentam ter algumas dificuldades.
Contudo, mais de metade dos inquiridos (54%) pedem mais recomendações sobre os produtos, nomeadamente, os inquiridos dos 25 aos 44 anos (58%). Já 35% dos entrevistados revela que aquando da compra de um desse tipo de produtos, optam por comparar mais os preços.
PORTUGUESES QUEREMO O PROCESSO DE COMPRA DE PRODUTOS SUSTENTÁVEIS MAIS SIMPLES
Para tornar a escolha e a compra de bens sustentáveis mais simples, os inquiridos indicam que as marcas e os comerciantes poderiam ter serviços de aconselhamento (42%), comparadores de produtos neste domínio (32%), oferecer mais informação sobre aspetos ambientais dos produtos (27%), diferenciar os produtos com selos de entidades reconhecidas (20%), divulgar mais a gama de produtos sustentáveis (19%) ou diversificar a oferta (19%).
Os conselhos de entidades especializadas (51%) são as recomendações sobre este tipo de produtos que os portugueses mais valorizam, nomeadamente, os mais jovens (56%), residentes no Centro do país (53%). Já 32% dos inquiridos confiam na opinião de lojistas/vendedores, sobretudo os inquiridos do Sul (53%). 28% seguem os conselhos dos que lhes são mais próximos e 26% recorrem aos comentários e avaliações disponíveis na internet.
Os consumidores valorizam e reconhecem também, cada vez mais, as marcas com práticas sustentáveis. Segundo o estudo, no momento da compra, 43% dos consumidores entrevistados admitiram que já fizeram compras de produtos sustentáveis apenas por confiarem na marca. Já 17%, pelo contrário, já renunciou a uma compra sustentável porque não tinha confiança suficiente nessa insígnia.
Estudos que vêm comprovar a importância de todos – CIDADÃOS, EMPRESAS E INSTITUIÇÕES – se tornarem sustentáveis. A escolha de um produto ambientalmente sustentável e responsável é determinante para a compra do consumidor português e, por isso, é urgente que todos comecem a pensar se “somos todos verdes?”.