Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Portugal ultrapassa meta de energia renovável e eficiência energética

metas-energia-renovavel-essencia-ambiente

De acordo com o estudo “Portugal e as metas energéticas para 2020”, em Portugal registou-se uma quota de 34,1% de Energias Renováveis no Consumo Final Bruto, em 2020. Este resultado fez com que tenhamos ultrapassado a meta de 31% traçada de acordo com a Diretiva Comunitária 2009/28/CE.

Segundo a ADENE – Agência para a Energia, em 2020, a pandemia alterou a forma como se produzia e consumia energia, tendo-se registado quebras no consumo de combustíveis fósseis, nomeadamente, nos derivados do petróleo como o gasóleo, gasolina e jet fuel.

METAS ENERGÉTICAS DE PORTUGAL

A subida significativa no indicador de Energias Renováveis no Consumo Final Bruto foi também influenciada pela substituição da produção termoelétrica fóssil pela produção de eletricidade renovável.

Contudo, a quebra nos combustíveis fósseis, particularmente, dos combustíveis rodoviários, deveu-se à redução das deslocações efetuadas em consequência das medidas de combate à pandemia da COVID-19.

De acordo com a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), poderão, ainda, haver correções com a contribuição de consumos de Fontes de Energia Renovável ainda não contabilizados. No entanto, este ajustamento deverá situar-se abaixo dos 0,5 pontos percentuais (pp) , não colocando em causa o cumprimento da meta.