Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Portugal na linha da frente na reciclagem de embalagens de vidro

portugal-embalagens-vidro-essencia-do-ambiente

Com o propósito de estimular a reciclagem das embalagens de vidro, depois de usadas, a FEVE – Federação Europeia de Vidro de Embalagem lançou a plataforma Closs the Glass Loop. Uma iniciativa que reúne toda a cadeia de valor das embalagens de vidro, com o objetivo de recolher 90% das embalagens até 2030 – meta muito acima da estabelecida pela Comissão Europeia de 75%.

Desta forma, a plataforma vem consolidar a economia circular para o crescimento sustentável europeu. Michel Giannuzzi, Presidente da FEVE, refere que é fulcral “tirar o máximo proveito dos benefícios do vidro e reciclar cada vez mais e para isso torna-se imprescindível a participação ativa de todos os parceiros do ciclo de vida das embalagens de vidro”.

PORTUGAL CADA VEZ MAIS ATIVO NO QUE TOCA À INDÚSTRIA DO VIDRO DE EMBALAGEM

De maneira a garantir a implementação local das medidas estabelecidas, a Closs the Glass Loop irá trabalhar em conjunto com os parceiros nacionais em todos os Estados-Membros da União Europeia. Desta feita, no caso de Portugal, será a AIVE – Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem com o seu parceiro direto a Sociedade Ponto Verde (SPV), de forma a aumentar a recolha seletiva de embalagens de vidro no setor Horeca (hotéis, restaurantes e cafetarias) e a continuar a implementar ações no âmbito do lixo doméstico.

Sandra Santos, Presidente da AIVE, destaca que “quanto mais embalagens de vidro usadas forem recolhidas seletivamente, maior será a sua incorporação no processo produtivo de novas embalagens, porque todas as embalagens de vidro colocados no mercado, poderiam ser recicladas, se as conseguíssemos recolher”.

Dentro dos seus objetivos, esta parceria irá definir um plano operacional com todos os parceiros para a implementação de ações a serem adotadas no local, de forma a reforçar e a sensibilizar para a correta separação de vidro no setor Horeca. Dirigidas às famílias, serão realizadas campanhas de sensibilização para demonstrar os esforços que têm sido desenvolvidos no que diz respeito à reciclagem de vidro, com definição de ações personalizadas ao nível local e parceiras para fomentar a reciclagem de vidro como uma causa.

Ana Isabel Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, salienta que, “com todo o investimento em comunicação e sensibilização já realizado, a favor dos bons comportamentos de reciclagem, queremos chegar mais longe nos resultados do vidro de embalagem, acreditando que esta parceria com a indústria vidreira surge como fundamental, para incentivar o aumento das taxas de recolha das embalagens de vidro e fechar assim de uma forma mais eficaz, o ciclo da reciclagem deste material”.

Todos estes esforços a favor da separação do vidro estão a fazer com que se poupe, além de matérias-primas, o consumo de energia, se reduza as emissões de dióxido de carbono e as deposições indevidas em aterros. Ao mesmo tempo que se criam hábitos mais sustentáveis na população, quer ao nível da proteção ambiental quer através da consciencialização dos recursos limitados do Planeta.