Procurar
Close this search box.

Porto de Lisboa lança Acelerador de Inovação para Economia Azul

porto-lisboa-inovacao-economia-azul-essencia-ambiente

O Porto de Lisboa lançou um Programa de Aceleração da Inovação para a Economia Azul, em articulação com o ecossistema de inovação Hub Azul Portugal, no âmbito do Protocolo de Cooperação que assinou hoje com o Fórum Oceano.

Com este acelerador, o Porto de Lisboa torna-se o primeiro porto com um programa acelerador da economia azul. O objetivo é criar um ecossistema de inovação capaz de incentivar e escalar tecnologias de relevo nos domínios da digitalização, descarbonização, intermodalidade e circularidade, nas áreas da economia do mar. Este acelerador vai funcionar em associação com a plataforma Hub Azul Dealroom, também lançada hoje pelo Fórum Oceano, e que se assume como a primeira plataforma mundial de negócios da economia azul.

EVENTO DO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DA INOVAÇÃO PARA A ECONOMIA AZUL

Os protocolos de cooperação que criam as bases destas iniciativas foram assinados na Gare Marítima de Alcântara. Além do acordo assinado entre o Fórum Oceano e a Administração do Porto de Lisboa (APL), esta cerimónia contemplou, ainda, a assinatura de outros três protocolos de cooperação que o Fórum Oceano fixou com a Caixa Geral de Depósitos, StartUp Portugal e EuroNext Lisbon, bem como dois memorandos de entendimento com o Katapult Ocean, a maior aceleradora mundial de startups da Economia azul, e o Blue Invest Platform, o mecanismo da Comissão Europeia.

Para o Presidente do Conselho de Administração da APL, Carlos Correia, “este é um marco importante para o Porto de Lisboa nos domínios da economia, da inovação, da sustentabilidade e da promoção empresarial. Com o lançamento de um acelerador tecnológico queremos assumir um papel central no desenvolvimento científico e tecnológico ligado ao mar. Somos uma empresa ligada ao mar, num país ligado ao mar e estamos determinados em promover a economia azul, de forma circular e sustentável.”

Carlos Correia esteve na sessão de abertura desta cerimónia, que contou também com o Secretário-geral do Fórum Oceano, Ruben Eiras e a Diretora-Geral da Direção Geral da Política do Mar (DGPM), Marisa Silva. Seguiu-se a assinatura dos Protocolos de Cooperação e Memorandos de Entendimento, e respetivos discursos das entidades signatárias.

O encerramento da sessão ficou a cargo do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, com a cerimónia a ser simbolicamente encerrada com o “toque do sino Euronext” que marca a entrada da plataforma digital Hub Azul Dealroom no mercado.

São necessários mais projetos como este para ser possível dizer que todos caminhamos rumo à sustentabilidade integral do planeta. Mas é urgente que todos estejam atentos às questões ambientais, pois todos temos um papel fundamental no que toca à alteração de atitudes e comportamentos para transformar as nossas ações mais sustentáveis.