Com o objetivo de reduzir, substancialmente, a pegada ecológica, o PortAventura está a alargar o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental e vai torna-se no primeiro parque temático neutro em carbono. Assim, este parque espanhol torna-se numa referência para o turismo sustentável de toda a Europa.
Focado em contribuir para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 13 da Agenda 2030, das Nações Unidas, o PortAventura alia-se ao combate às alterações climáticas, promovendo, cada vez mais, um futuro sustentável e baixo em carbono.
OBJETIVOS SUSTENTÁVEIS:
ENERGIAS LIMPAS E RENOVÁVEIS
Para compensar 100% das emissões diretas produzidas pela sua atividade, o PortAventura estendeu a sua ação de sustentabilidade ambiental a todas as suas operações e valências. Assim, já inaugurou o primeiro hotel com emissão zero, o Colorado Creek.
Este parque temático espanhol está também a instalar uma grande central de energia solar. Esta será a maior central fotovoltaica de autoconsumo de um resort, em Espanha, e está prevista para 2021.
Choni Fernández, Diretor de Responsabilidade Corporativa do PortAventura World, refere que “o projeto do parque temático neutro em carbono está integrado na estratégia de responsabilidade corporativa global, que orienta a tomada de decisão da empresa para continuar a ser uma referência no turismo sustentável”. Salientando que o modelo de “mobilidade com baixo consumo de energia e redução das emissões de gases com efeito de estufa compensa as emissões de dióxido de carbono em toda a sua atividade”.
Esta iniciativa sustentável irá impedir a emissão de cerca de quatro mil toneladas de dióxido de carbono por ano, o que equivale à quantidade de dióxido de carbono que seria absorvida por quase um milhão de árvores. Desta forma, a operação da central fotovoltaica vai gerar um terço da eletricidade consumida no resort e permitir a retirada gradual do plástico descartável até 2022.