Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Porta-Pilhas Electrão: um serviço de recolha de pilhas e baterias usadas

porta-pilhas-electrao-essencia-do-ambiente

De forma a sensibilizar a comunidade para o correto encaminhamento de pilhas e baterias usadas, o Electrão – Associação de Gestão de Resíduos lançou um serviço inovador de recolha de REEE para reciclagem: o Porta-Pilhas Electrão. Trata-se de um serviço de recolha disponibilizado via CTT e disponível para empresas, organismos públicos, associações e outras instituições, sem qualquer custo.  

Ricardo Furtado, Diretor Geral do Electrão, refere que “a recolha é assegurada via CTT Expresso em 48 horas, como se de uma encomenda se tratasse. O Porta-Pilhas Electrão é robusto e pode facilmente ser fechado evitando derrames no transporte.” Sublinhando que um dos objetivos do Electrão tem sido desenvolver uma rede de recolha, não só de pilhas e baterias usadas, mas de equipamentos elétricos “mais próxima da população, mais conveniente e facilitadora da separação e entrega destes resíduos para reciclagem, para que todos possamos reciclar mais e melhor”.   

COMUNIDADE CADA VEZ MAIS SENSIBILIZADA COM AS PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS 

Através da sensibilização ambiental, a população ganha uma maior consciência da necessidade de adotar práticas mais sustentáveis, o que potencia um maior envolvimento, traduzido, por exemplo, no correto encaminhamento dos resíduos para a reciclagem De acordo com o Electrão, “no contexto das empresas, a adesão tem sido muito positiva. As empresas têm estado despertas para esta ação e têm solicitado meios de acondicionamento”.  

As pilhas e as baterias usadas contêm propriedades e substâncias nocivas para o ambiente e para a saúde humana. Por isso, os materiais depois de cumprirem a sua função devem ser encaminharmos para reciclagem, para que a sua vida seja prolongada ou para que os seus constituintes possam passar a fazer parte de outros equipamentos.  

Segundo o Electrão, “deve sempre apostar-se na reparação e posterior doação, e quando não é possível, encaminhar corretamente para reciclagem, depositando-os em contentores oficiais, como é o caso dos pontos Electrão, para que possam ser corretamente tratados e os seus constituintes valorizados. 

COMO ADQUIRIR O PORTA-PILHAS ELECTRÃO  

As entidades interessadas têm, apenas, que se registar no Electrão e pedir as caixas para acondicionamento destes resíduos: os Porta-Pilhas Electrão. Assim que estiverem cheios, o pedido de recolha pode ser efetuado diretamente à Associação de Gestão de Resíduos. 

Cada pilha que não é encaminhada corretamente para a reciclagem demora, em média, entre 500 e 1000 anos a decompor-se. Assiminiciativas como esta demonstram a sua relevância na proteção do meio ambiente. Estabelecer este tipo de ações ajuda a combater a poluição as consequências associadas, mas também contribuiu para uma maior consciencialização pública para o uso responsável dos resíduos