Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Plogging: uma atividade sustentável aliada à prática de exercício físico

plogging-atividade-sustentavel-essencia-do-ambiente

Um saco, roupa confortável e vontade de mudar o mundo é tudo o que precisa para começar a ser adepto de plogging. Uma nova prática desportiva eco responsável que consiste em recolher lixo enquanto se faz uma corrida ou uma caminhada. Já pensou que ao implementar esta atividade na sua rotina está a melhorar a sua saúde e, ao mesmo tempo, a proteger o meio ambiente?

O plogging é uma atividade desportiva que surgiu da junção de duas palavras: “plocka upp”, palavra sueca que significa recolher ou apanhar, e “jogging”, palavra inglesa que se traduz por corrida. Esta foi uma modalidade criada pelas mãos de Eric Ahsltrom, um ambientalista e atleta sueco que ao regressar ao seu país, depois de 20 anos, deparou-se com uma realidade completamente paralela, um país absurdamente poluído e sem vida.

PEGADA ECOLÓGICA COM IMPACTOS DIRETOS NO MEIO AMBIENTE

A pegada ecológica está a aumentar drasticamente, devido, essencialmente, ao consumismo generalizado por parte da população, traduzindo-se em 2,5 planetas necessários para se habitar se todos os países consumissem os recursos como Portugal.

Sensibilizado com o facto de haver cada vez mais lixo nas ruas portuguesas, Norberto Vicente fundou a página do Facebook Plogging Lisboa & Setúbal, de forma a consciencializar a população para a necessidade, urgente, de conservar e preservar o Planeta. Desta forma, ao longo da sua jornada ecológica já apanhou diversos tipos de resíduos como: garrafas de plástico, beatas de cigarro, latas de bebidas e tantos outros resíduos prejudiciais para o meio ambiente.

A qualidade de vida e o desenvolvimento económico é afetado, diretamente, por consequência do lixo que, muitas vezes, acaba por poluir os rios, os oceanos e todas as espécies animais que acabam por ingeri-lo.

Norberto Vicente refere que os jovens estão a mostrar-se, cada vez mais, sensibilizados para os impactos ambientais do lixo marinho. É esse o mesmo efeito no plogging, se eu apanhar o lixo de outros na rua, quem me vê vai pensar duas vezes da próxima vez que pensar deitar o seu lixo para o chão.” Salientando, “se em nossas casas não deitamos lixo para o chão porque o fazemos nas ruas? É preciso mostrar o potencial que existe no plogging e sensibilizar as pessoas.”

COMO COMEÇAR A PRATICAR ESTA ATIVIDADE DESPORTIVA

Ainda em fase embrionária, esta atividade desportiva tem força para crescer, em Portugal, pois são vários os grupos nas redes sociais a sensibilizar para o facto da sociedade ter de começar a estabelecer mudanças nas suas rotinas. E não é preciso muito para encontrar todas as informações necessárias para começar a praticar esta modalidade.

Quer seja num parque, numa praia ou numa caminhada perto de um monte, só precisa de recolher todo o lixo que encontra pelo caminho. Defina uns minutos por dia na sua rotina e torne, cada vez mais, o seu dia eco-friendly. Se não ajudarmos a preservar o meio ambiente, quem o fará? É URGENTE incrementar MUDANÇAS e COMUNICAR ESTRATÉGIAS AMBIENTAIS por um mundo verdadeiramente mais sustentável, ecológico e responsável.