Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Plogging recolhe 300 sacos de lixo em Mangualde

Mangualde | plogging

Com o objetivo de consciencializar a população para a necessidade urgente de conservar e preservar o planeta, o Município de Mangualde, a ACCIG, o Núcleo da Juventude Cruz Vermelha e a Associação Juvenil Jovens do Castelo assinalaram o Dia Mundial do Ambiente com uma atividade de plogging. A ação contou com a participação de 200 intervenientes em prol da sustentabilidade ambiental de Mangualde.

RESÍDUOS RECOLHIDOS ATRAVÉS DO PLOGGING

Os participantes conseguiram recolher 300 sacos de lixo, com os resíduos encontrados durante o percurso entre a Praia de Mangualde, o Monte da Senhora do Castelo e a Avenida Sra. do Castelo.  

Cada inscrito, teve direito um kit composto por T-shirt, luvas, saco do lixo e um vale de entrada grátis nas Piscinas Municipais de Mangualde. O evento iniciou-se com uma atividade de ativação motora geral, e de seguida os participantes iniciaram o plogging.

Maria José Tenreiro, Coordenadora do CLDS 4G, refere que “o balanço da atividade foi muito positivo. A adesão à iniciativa por parte da população, e em especial dos mais jovens, superou em muito as nossas expetativas, tendo a organização em dado momento que recusar inscrições, para não ser ultrapassado um número de participantes que considerámos seguro, tendo em conta o contexto pandémico em que ainda vivemos.” Salientando, “todos os objetivos propostos foram atingidos: o apelo à consciencialização ambiental, a proteção da natureza e a promoção de estilos de vida saudáveis. A organização desta atividade só foi viável graças ao trabalho desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal, a ACCIG, a Associação Jovens do Castelo e a Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa.”

Rosalina Almeida, Presidente da ACCIG pondera ainda a repetição desta atividade no futuro, perante o sucesso da mesma: “Foi uma atividade divertida e saudável de comemorar o Dia Mundial do Ambiente, transmitindo-se uma mensagem de preocupação com as questões ambientais e consequentemente a necessidades de alterar comportamentos menos sustentáveis. Foi uma agradável surpresa para todos a forte adesão a esta iniciativa, sendo de ponderar a sua repetição no futuro próximo”.

Esta atividade desportiva para além de ajudar o meio ambiente, ao reduzir a poluição em volta, preserva a saúde de quem a pratica. Uma excelente iniciativa ambiental que Mangualde organizou, contribuindo para um Planeta mais sustentável.