Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

É preciso mais planeamento para a gestão da água em Portugal

planeamento-agua-portugal-essencia-ambiente

Em Portugal, as políticas ambientais precisam de ainda mais esforço, de forma a solucionar os problemas da gestão da água. Esta foi a principal conclusão do debate levado a cabo na 15ª edição do Congresso da Água, promovida pela APRH – Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos. Uma iniciativa que se focou na política da água em Portugal e o respetivo contributo da APRH e que juntou inúmeros especialistas da área que discutiram os desafios e as oportunidades do setor da Água em Portugal.

De acordo com a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos é necessário, ainda, contribuir e criar uma “espinha dorsal para a política da água que seja sustentada numa visão a longo prazo.”

As políticas para a água devem ser pensadas e articuladas com outras políticas públicas de ordenamento e de planeamento territorial, da saúde, da agricultura, do turismo e da conservação da natureza. Contudo, não deve perder-se a especificidade da água e a sua importância crítica para a salvaguarda futura e uso sustentável.

PROGRAMA DA 15ª EDIÇÃO DO CONGRESSO DA ÁGUA

Foram a debate inúmeros temas como a visão estratégica para o futuro, a adaptação às alterações climáticas, a qualidade da água e dos ecossistemas, a investigação em hidráulica fluvial e recursos hídricos, hidrologia, hidráulica e obras hidráulicas, a gestão de recursos hídricos e bacias hidrográficas, entre outros.

Desta forma, o Congresso da Água 2021 procurou contribuir para uma melhor definição pelo Governo da política da água em Portugal, num processo inclusivo e visando soluções concretas que garantam uma partilha equitativa dos benefícios decorrentes dos diferentes usos da água.

Uma edição que reforçou que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão longe de serem cumpridos, de forma equitativa e internacional, e que ainda há um longo caminho por percorrer para uma melhor gestão da água.