Procurar
Close this search box.

PepsiCo compromete-se com um “Zero Consumo de Água”

pepsico-sustentabilidade-agua-essencia-ambiente

Com o objetivo de fornecer mais água do que aquela que utiliza, posicionando-se entre os fabricantes de alimentos e bebidas mais eficientes em termos de água, a PepsiCo anunciou o compromisso de se tornar “Zero Consumo de Água”, até 2030.

Esta meta sustentável pretende levar as suas ações operacionais tangíveis em direção à ambição de reduzir a utilização de água e de reabastecer a bacia hidrográfica local, em mais de 100% da água utilizada em propriedades da empresa e de terceiros.

Desta forma, para a PepsiCo as eficiências de redução devem ser alcançadas através da adoção dos melhores padrões de eficiência de utilização de água, ao nível mundial, abrangendo mais de 1.000 instalações da empresa e de terceiros, estando quase metade localizadas em bacias hidrográficas de alto risco. Esta ação irá permitirá à marca evitar a utilização de mais de 11 mil milhões de litros de água por ano, uma redução de 50% na quantidade de água que a empresa utiliza nesses locais.

SUSTENTABILIDADE NO SETOR DA ÁGUA

De acordo com Jim Andrew, Diretor de Sustentabilidade da PepsiCo, “o tempo está a esgotar-se para que o mundo atue sobre a questão da água. A água não é apenas uma componente crítica do nosso sistema alimentar, é um direito humano fundamental e a falta de água limpa e potável em todo o mundo é uma das questões mais prementes que a nossa comunidade global enfrenta atualmente”. O mesmo não deixa de salientar que a “escassez de água está diretamente ligada à crise climática”. E, por isso, “na PepsiCo acreditamos que é essencial fazer um esforço global para conseguirmos alcançar “zero consumo de água”. Estamos focados não só em garantir que as pessoas em todo o mundo tenham acesso a este recurso vital, mas também em assegurar que estamos a dar prioridade ao tema nas nossas operações, em todo o lado”.

A preocupação com este recurso indispensável à vida é uma questão fulcral para a PepsiCo e, por isso, todas as medidas são tomadas para alcançar uma maior sustentabilidade. Desta forma, atualmente, 42% do total da água consumida na fábrica do Carregado, em Portugal, é reutilizada e a colheita da água da chuva é já utilizada para irrigação de jardins e limpeza de estradas. Desde 2006, que a PepsiCo Portugal reduziu, também, o consumo de água por tonelada de produção de produto, em 56%.  

A visão holística “Zero Consumo de Água” da PepsiCo visa, ainda, garantir o acesso seguro à água limpa a 100 milhões de pessoas, até 2030.

De forma a alcançar esta meta ambiciosa, a Fundação PepsiCo está a lançar um novo programa em parceria com a ONG líder e parceira de longo prazo da empresa – WaterAid, para fazer chegar água potável às famílias na África Subsariana. Uma iniciativa com 15 anos, que abrange mais de 20 países, e que já ajudou cerca de 59 milhões de pessoas, desde 2006. O investimento na África Subsaariana representa uma expansão do trabalho internacional da Fundação PepsiCo com a WaterAid, com programas ativos na Colômbia, Índia e Paquistão.

Excelentes iniciativas rumo a um futuro verdadeiramente mais sustentável e que demonstram que são precisas mais medidas para elevar a eficiência ambiental no setor da água.